segunda-feira, 9/02/2026

Proposta de Coronel David pode estender até 62 anos a idade-limite de oficiais militares em Mato Grosso do Sul

O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou, nesta terça-feira (23), indicação ao Governo do Estado propondo a realização de estudos para alterar a idade-limite da passagem compulsória para a reserva remunerada dos militares estaduais. A medida tem como objetivo atualizar o Estatuto dos Militares de Mato Grosso do Sul, estabelecido pela Lei Complementar nº 053 de 1990, adequando-o às novas realidades sociais, institucionais e fiscais.

A proposta prevê que o limite de idade passe a ser de 62 anos para o posto de Major, 60 anos para Capitão e 58 anos para 1º e 2º Tenente. Atualmente, os prazos estabelecidos pela legislação são menores, o que, segundo o parlamentar, já não condiz com a expectativa de vida da população brasileira nem com as demandas da carreira militar.

Coronel David destacou que a alteração traria benefícios tanto para os profissionais quanto para a administração pública. “A expectativa de vida no Brasil já ultrapassa os 75 anos. Isso mostra que a capacidade laborativa dos militares pode ser estendida de forma segura, permitindo ao estado aproveitar por mais tempo a experiência e o preparo desses profissionais”, afirmou.

O deputado também ressaltou o impacto positivo para as contas públicas. “Postergar a ida para a reserva representa economia aos cofres do Estado, já que adia o pagamento de pensões e amplia a eficiência na gestão de recursos humanos”, completou.

Outro ponto destacado por Coronel David é a necessidade de adequação ao novo fluxo de carreira. Recentemente, a legislação estadual passou a permitir que policiais e bombeiros com até 20 anos de serviço ingressem no CFO (Curso de Formação de Oficiais). Sem o ajuste nos limites de idade para a reserva, esses profissionais poderiam não ter tempo suficiente para avançar na hierarquia e alcançar os postos superiores.

A indicação foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes, e ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Frederico Reis Pouso Salas.

“Caso seja acolhida pelo Executivo, a mudança consolidará um novo marco para a carreira militar no estado, unindo valorização profissional, responsabilidade fiscal e melhor aproveitamento do capital humano”, completou o deputado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Beto Pereira reúne-se com Agentes de Saúde em Ladário e anuncia parceria para aquisição de bicicletas elétricas

Em uma visita à cidade de Ladário, o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) conversou com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate...

Lidio Lopes acompanha abertura dos trabalhos na Assembleia e reafirma trabalho por MS

Deputado participa da sessão solene que marca o início do ano legislativo de 2026 e reforça compromisso em dar respostas ao cidadão sul-mato-grossense O deputado...

Com novas unidades e média de uma reforma entregue a cada 6 dias, MS volta às aulas nesta segunda-feira

Rede Estadual de Ensino recebe mais de 180 mil alunos, em 352 escolas, após uma semana de Jornada Formativa Mais de 180 mil estudantes da...

Semades participa de workshop sobre Reforma Tributária

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semades, realizou o workshop “Reforma Tributária e a nova arquitetura estratégica dos negócios”, voltado a empresários,...