terça-feira, 23/09/2025

PONTA PORÃ: Prefeito fala sobre tarifaço e destaca responsabilidade fiscal na abertura dos trabalhos da câmara municipal.

Durante discurso na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, na abertura do segundo período legislativo de 2025 na Câmara Municipal, o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, agradeceu o convite para participar da sessão ordinária e fez questão de demonstrar preocupação com o tarifaço anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

“Agradeço ao presidente Agnaldo, ao meu líder Jelson Bernabé e aos 17 vereadores que têm nos ajudado muito na aprovação de projetos. É motivo de muita satisfação poder compartilhar com esta Casa de Leis aquilo que Ponta Porã precisa e deseja. Ponta Porã segue na sua rota de crescimento e desenvolvimento, mas agora temos uma preocupação que, lamentavelmente, vai atingir o país e chegar aos nossos quintais”, afirmou, ao comentar sobre as tarifas impostas pelo presidente americano, Donald Trump, que entram em vigor nesta quarta-feira, 6 de agosto.

Eduardo Campos destacou que o governador Eduardo Riedel, prevendo o impacto das medidas norte-americanas, já editou um decreto de contenção de gastos. “Essa medida, certamente, também nos alcançará. Precisamos reduzir despesas. Nossa maior preocupação é manter a qualidade fiscal das finanças públicas. Para isso, será necessário um esforço conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo. Precisamos cortar gastos de custeio, despesas do dia a dia. É um momento de dificuldade e ainda não temos como dimensionar o tamanho da crise que se aproxima”, alertou.

O prefeito também falou sobre a possível desaceleração nas obras em andamento e na realização de novas contratações. “Trabalharemos para reduzir os custos da máquina pública e conclamamos esta Câmara Municipal a caminhar junto conosco nesse esforço. Os vereadores terão a responsabilidade de discutir e votar a Lei Orçamentária, e já posso adiantar: a realidade exigirá ajustes. Espero que essa crise seja passageira. O governador já declarou que Mato Grosso do Sul está em crise, e isso inevitavelmente atingirá os 79 municípios do Estado. Mas estamos prontos para enfrentar esse desafio e precisamos do apoio dos 17 parlamentares desta Casa e de cada cidadão de Ponta Porã. Não vamos retroceder no desenvolvimento da nossa cidade”, assegurou.

Ao encerrar seu pronunciamento, Eduardo Campos destacou a importância da Câmara Municipal na busca de soluções. “Que o nosso Legislativo continue sendo uma casa de debates, acolhimento e proposição de ideias. Desejo um semestre produtivo, com propostas positivas. Que Deus nos abençoe no dia a dia para que possamos continuar mostrando, aos quatro cantos, que Ponta Porã cresce, se desenvolve e segue firme e unida, especialmente no atendimento à população mais carente — nossa maior prioridade”, finalizou.

Legislativo reafirma compromisso com desenvolvimento

Após o pronunciamento do prefeito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Pereira Lima, agradeceu a presença do chefe do Executivo e afirmou que o Legislativo está preparado e comprometido com o desenvolvimento econômico e social do município.

“Quero dizer ao prefeito Eduardo que vamos seguir trabalhando com responsabilidade. A Câmara não fugirá dos debates necessários neste momento de crise. Em nome dos 17 vereadores, reafirmo o compromisso de cada um com a população. Seguiremos firmes no objetivo de fazer de Ponta Porã a melhor cidade para se viver em Mato Grosso do Sul. Que venham os desafios — estamos prontos para enfrentá-los em parceria com o Executivo. Continuaremos trabalhando para que Ponta Porã seja referência em investimentos e qualidade de vida no Estado. Estamos sempre à disposição”, destacou o presidente do Legislativo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Coronel David propõe jornada especial de trabalho aos militares estaduais e solicita majoração no valor da hora extra devida aos policiais civis

Durante a sessão plenária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), nesta quinta-feira (18), o deputado estadual Coronel David (PL) apresentou duas...

MS obtém nota A no ranking de ‘Qualidade da Informação Contábil’ do tesouro nacional pelo 4º ano consecutivo

Mato Grosso do Sul conquistou, pelo quarto ano consecutivo, a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado nesta semana...

Funtrab realiza ‘Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência’ no Bioparque Pantanal

Na próxima sexta-feira (19/09), das 9h às 15h, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria com a Secretaria de...

CPMI do INSS convoca ministros e diretor da PF para investigar fraudes

A CPMI que apura fraudes no INSS aprovou, por acordo entre governo e oposição, cerca de 170 requerimentos para ouvir autoridades e investigados. Entre...