terça-feira, 5/08/2025

PONTA PORÃ: Prefeito fala sobre tarifaço e destaca responsabilidade fiscal na abertura dos trabalhos da câmara municipal.

Durante discurso na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, na abertura do segundo período legislativo de 2025 na Câmara Municipal, o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, agradeceu o convite para participar da sessão ordinária e fez questão de demonstrar preocupação com o tarifaço anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

“Agradeço ao presidente Agnaldo, ao meu líder Jelson Bernabé e aos 17 vereadores que têm nos ajudado muito na aprovação de projetos. É motivo de muita satisfação poder compartilhar com esta Casa de Leis aquilo que Ponta Porã precisa e deseja. Ponta Porã segue na sua rota de crescimento e desenvolvimento, mas agora temos uma preocupação que, lamentavelmente, vai atingir o país e chegar aos nossos quintais”, afirmou, ao comentar sobre as tarifas impostas pelo presidente americano, Donald Trump, que entram em vigor nesta quarta-feira, 6 de agosto.

Eduardo Campos destacou que o governador Eduardo Riedel, prevendo o impacto das medidas norte-americanas, já editou um decreto de contenção de gastos. “Essa medida, certamente, também nos alcançará. Precisamos reduzir despesas. Nossa maior preocupação é manter a qualidade fiscal das finanças públicas. Para isso, será necessário um esforço conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo. Precisamos cortar gastos de custeio, despesas do dia a dia. É um momento de dificuldade e ainda não temos como dimensionar o tamanho da crise que se aproxima”, alertou.

O prefeito também falou sobre a possível desaceleração nas obras em andamento e na realização de novas contratações. “Trabalharemos para reduzir os custos da máquina pública e conclamamos esta Câmara Municipal a caminhar junto conosco nesse esforço. Os vereadores terão a responsabilidade de discutir e votar a Lei Orçamentária, e já posso adiantar: a realidade exigirá ajustes. Espero que essa crise seja passageira. O governador já declarou que Mato Grosso do Sul está em crise, e isso inevitavelmente atingirá os 79 municípios do Estado. Mas estamos prontos para enfrentar esse desafio e precisamos do apoio dos 17 parlamentares desta Casa e de cada cidadão de Ponta Porã. Não vamos retroceder no desenvolvimento da nossa cidade”, assegurou.

Ao encerrar seu pronunciamento, Eduardo Campos destacou a importância da Câmara Municipal na busca de soluções. “Que o nosso Legislativo continue sendo uma casa de debates, acolhimento e proposição de ideias. Desejo um semestre produtivo, com propostas positivas. Que Deus nos abençoe no dia a dia para que possamos continuar mostrando, aos quatro cantos, que Ponta Porã cresce, se desenvolve e segue firme e unida, especialmente no atendimento à população mais carente — nossa maior prioridade”, finalizou.

Legislativo reafirma compromisso com desenvolvimento

Após o pronunciamento do prefeito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Pereira Lima, agradeceu a presença do chefe do Executivo e afirmou que o Legislativo está preparado e comprometido com o desenvolvimento econômico e social do município.

“Quero dizer ao prefeito Eduardo que vamos seguir trabalhando com responsabilidade. A Câmara não fugirá dos debates necessários neste momento de crise. Em nome dos 17 vereadores, reafirmo o compromisso de cada um com a população. Seguiremos firmes no objetivo de fazer de Ponta Porã a melhor cidade para se viver em Mato Grosso do Sul. Que venham os desafios — estamos prontos para enfrentá-los em parceria com o Executivo. Continuaremos trabalhando para que Ponta Porã seja referência em investimentos e qualidade de vida no Estado. Estamos sempre à disposição”, destacou o presidente do Legislativo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Médicos seguram paciente durante cirurgia em terremoto na Rússia

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa leste da Rússia nesta quarta-feira (30), obrigando médicos de um hospital em Petropavlovsk-Kamchatsky a segurarem um...

Falsos agentes da SENAD atacam armazém e são surpreendidos a tiros

Um grupo de cerca de oito homens armados, vestidos como agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), tentou invadir um armazém no bairro San Blas,...

MS é declarado livre de febre aftosa sem vacinação

Mato Grosso do Sul alcançou uma das maiores conquistas da agropecuária brasileira: o reconhecimento oficial como área livre de febre aftosa sem vacinação. O...

Sesau reforça cuidados contra vírus respiratórios mesmo com queda nos casos

Atualmente, Campo Grande apresenta um cenário estável em relação às contaminações por vírus respiratórios. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reforça a...