quinta-feira, 29/01/2026

Pioneira, Assessoria Militar da AGEMS alavanca fiscalizações, fortalece a segurança e a cidadania

A Assessoria Militar da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) completa três anos de atuação nesta terça-feira, 29 de outubro, se consolidando como uma das principais inovações que colocam Mato Grosso do Sul em destaque no cenário regulatório nacional.

A unidade é pioneira na regulação brasileira, com a AGEMS sendo a primeira agência estadual a contar com uma assessoria dedicada a operações de segurança e suporte em ações estratégicas. Desde a criação, em 2021, participou de mais de quatro mil abordagens, com inúmeras orientações, autuações, apreensões e até mesmo algumas prisões.

Esse número expressivo reflete o valor do trabalho conjunto e dos resultados que as ações integradas têm alcançado.

“Ao criar a Assessoria Militar, nós colocamos em prática uma visão que alia segurança, tecnologia e responsabilidade pública. Essa é uma força essencial na Agência, tornando as operações mais seguras e eficazes tanto para a nossa equipe, quanto para a população”, destaca o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.

Apoio estratégico e segurança para a fiscalização

Sob a liderança do coronel da Polícia Militar Waldir Ribeiro Acosta, que já foi comandante-geral da PMMS, a Assessoria trouxe à AGEMS um diferencial na garantia da segurança nas operações em transporte intermunicipal. É formada por uma equipe de policiais altamente capacitada, cuja atuação representa a segurança também do quadro geral de servidores da Agência, além de estar disponível para as demais Diretorias.

“A presença dos policiais militares ao lado dos fiscais nos terminais e rodovias fortalece nossas operações de combate ao transporte clandestino e proporciona um ambiente seguro tanto para os agentes quanto para os usuários dos serviços”, conta a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez.

Resultados concretos e parcerias tecnológicas

Outro avanço importante foi a incorporação de tecnologia em monitoramento e inteligência, com a utilização de drones e câmeras de videomonitoramento. Em parceria com o Governo Federal, a AGEMS passou a operar no sistema Córtex, e com o Governo Estadual, integra o projeto Cidade Inteligente.

“Esse investimento em inovação coloca a Agência de Mato Grosso do Sul em uma posição estratégica, ampliando a capacidade de monitoramento em rodovias estaduais e federais, além de áreas urbanas de Campo Grande”, detalha o coronel Waldir.

Por meio da Assessoria, a AGEMS também investe na capacitação da equipe militar. Em três anos aconteceram diversos treinamentos em defesa pessoal, armamento e tiro, e cursos em áreas especializadas da regulação, em conjunto com os fiscais, como transporte de produtos perigosos, operação de drones, fiscalização na área de trânsito, ética e serviço público, congressos e seminários.

Regulação e cidadania

Junto com as operações preventivas e ostensivas, a Assessoria Militar fortalece o compromisso de cidadania, em eventos e ações sociais.

No projeto AGEMS Perto de Você, que leva serviços gratuitos para a população, garante a segurança e articula parcerias com outras unidades militares.

Para o futuro, nos mantemos alinhados com a inovação e com uma atuação pautada em inteligência e tecnologia. É um compromisso da AGEMS com a população e com a segurança pública do Estado”, finaliza o chefe da unidade.

Foto: Cleidiomar Barbosa

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mato Grosso do Sul conhece rivais na Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza nesta quarta-feira (28), às 15h, o sorteio que definirá os mandos de campo da primeira fase e...

As Dez Mais

Segunda, 26 de janeiro de 2026. Hoje é dia da Gula Faltam 22 dias para o Carnaval. Manchete do Correio do Estado: “Reeleição de Riedel deve ter apoio...

Pastor é preso acusado de estupro de vulnerável na Capital

A Polícia prendeu na manhã de quinta-feira (22) um homem de 41 anos, pastor em uma igreja da Capital, durante operação realizada pela DEPCA,...

Dr. Luiz Ovando defende Exame Nacional de Proficiência em Medicina

Em um cenário de expansão acelerada dos cursos de Medicina no Brasil, o deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP/MS), médico cardiologista, alerta que a...