A Polícia Federal, em operação conjunta com a Receita Federal e a CGU, cumpriu mandados em Campo Grande e no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (21) para apurar fraudes em contratos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED). A operação, batizada de Vox Veritatis, investiga o desvio de recursos públicos federais destinados à educação.
A fraude envolvia empresários e servidores da SED que manipulavam contratos e atas de registro de preços para beneficiar fornecedores. Estes fornecedores pagavam uma comissão de 5% sobre os valores contratados aos intermediários, que, por sua vez, repassavam parte da comissão aos servidores públicos. O valor total dos contratos fraudados ultrapassa os R$ 20 milhões.
A ação é um desdobramento de investigações anteriores da PF, incluindo as operações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro.
NOME DA OPERACÃO
O nome da operação faz referência à “voz da verdade”, simbolizando o papel das instituições na revelação de fraudes que prejudicam a educação pública. A investigação segue em andamento, com a expectativa de novos desdobramentos.