Estudos avaliam expansão das unidades já existentes para aproveitar infraestrutura e logística
A Petrobras anunciou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS), empreendimento que estava com 85% de execução quando foi interrompido em 2014. A presidente da companhia, Magda Chambriard, informou que os trabalhos serão reiniciados ainda neste ano, com investimento superior a R$ 5 bilhões. A unidade terá capacidade para atender cerca de 15% da demanda brasileira de ureia e, somada às demais fábricas da estatal, poderá suprir até 35% do consumo nacional de fertilizantes nitrogenados. A assinatura dos contratos para conclusão das obras ocorre nesta quinta-feira (25), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além da retomada da UFN-III, a Petrobras estuda duplicar a capacidade de suas unidades de fertilizantes, buscando fortalecer a produção interna e reduzir a dependência das importações. A estratégia prevê aproveitar a infraestrutura já instalada, ampliar o mercado de gás natural e fortalecer a cadeia do agronegócio brasileiro, enquanto a estatal avalia o tamanho e o alcance das futuras expansões.
