Uma mulher morreu nesta quinta-feira (9), em decorrência de meningite, em Campo Grande. Ela estava internada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e tinha comorbidades.
Conforme boletim de ocorrência, ela ficou internada depois de ter meningite e apresentar dores na barriga. Segundo a irmã, além da meningite a mulher tinha comorbidades, como pressão alta e diabetes.
Criança morreu em 2024
A morte de uma menina de 7 anos por meningite bacteriana em Campo Grande foi confirmada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em 2 de outubro de 2024.
Uma amostra de sangue da vítima foi coletada e enviada para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), onde foi confirmado a morte por meningite meningocócica e meningococemia. A criança também testou positivo para Covid-19.
Ela havia recebido três doses da vacina contra meningite C, com a última dose aplicada em 28 de fevereiro de 2020, e não apresentava comorbidades.
Vacinação disponível
A Sesau reforça que a vacinação está disponível na rede pública, sendo considerada a forma mais eficaz de prevenção da doença, e as vacinas contra meningococo são especificadas por sorogrupo ou sorossubtipo.
Sintomas comuns em adultos
- Febre alta de início súbito
- Dor de cabeça
- Rigidez de nuca
- Náusea e vômito
- Intolerância a luz
- Confusão mental
- Convulsões
- Coma
- Sinais meníngeos
Em crianças
- Febre
- Abaulamento de fontanela
- Recusa alimentar
- Apatia/ Irritabilidade
- Reflexos anormais
- Convulsões
- Choro persistente