terça-feira, 15/07/2025

Governo do Estado lança Semana de Combate às Arboviroses com força-tarefa no Parque dos Poderes

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), com apoio do Ministério da Saúde, CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) e Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, dará início nesta segunda-feira (18), às 9 horas, à Semana de Combate às Arboviroses. A abertura da ação acontece no quartel do CBMMS, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande, marcando o Dia D estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, a mobilização coletiva é de suma importância para conter a proliferação de arboviroses. “Trata-se de um esforço coletivo para prevenir e controlar a disseminação da Dengue, Chikungunya e Zika. O Dia D é fundamental para promover conscientização, educação e incentivar a adoção de medidas práticas junto à comunidade”, enfatizou.

A campanha envolve uma força-tarefa no Parque dos Poderes, onde equipes da SES, Secretaria de Saúde de Campo Grande e instituições parceiras realizarão uma ação intensiva de remoção de possíveis criadouros do mosquito. A iniciativa faz parte da Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika. O evento será aberto ao público, com a participação da população residente e de funcionários das instituições localizadas nos parques dos Poderes e das Nações Indígenas.

Ações direcionadas após o LIRAa

A Semana de Combate às Arboviroses acontece após a utilização do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), uma ferramenta estratégica que mapeia os focos do mosquito transmissor em regiões críticas. Este método simples e eficiente permite que as equipes de saúde identifiquem rapidamente as áreas de maior risco e direcionem as ações de controle de forma eficaz, garantindo a aplicação de medidas preventivas nos pontos mais críticos e promovendo a conscientização da população.

Segundo o coordenador de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, o LIRAa fornece dados importantes, como o índice de imóveis positivos e o índice Breteau, que revela o percentual de depósitos com larvas, além de identificar os tipos de recipientes mais propensos à proliferação do mosquito.

“O LIRAa é uma ferramenta essencial para o controle do mosquito transmissor de arboviroses. Com esse levantamento, conseguimos identificar com rapidez e precisão os locais onde há maior presença do vetor, direcionando nossas ações de combate de forma mais eficaz. Esses dados nos permitem reduzir o risco de surtos e proteger a saúde da população. A participação da comunidade é fundamental, pois o LIRAa nos alerta sobre a importância de eliminar focos do mosquito nos ambientes domésticos”, destacou Mauro.

O lançamento da Semana de Combate às Arboviroses será realizado em frente ao quartel do CBMMS, localizado a avenida do Poeta, s/nº, no Parque dos Poderes e pretende mobilizar a comunidade para adotar medidas preventivas, visando à saúde e ao bem-estar de todos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Paulinho rende apesar da lesão e faz Leila rever discurso

Contratado pelo Palmeiras com um contrato até 2029, o atacante Paulinho tem sido peça importante para o clube mesmo enfrentando problemas físicos desde sua...

TRAGÉDIA NO CAMPO – Curto-circuito mata 32 vacas no Paraná

Uma tragédia abalou a zona rural de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná. Na noite de segunda-feira (7), 32 vacas leiteiras morreram eletrocutadas...

Jads e Jadson abrem Country Bulls com show emocionante em São José do Rio Preto

O evento, um dos mais aguardados do interior paulista, teve início em grande estilo no último dia 09, com verba totalmente destinada ao hospital do câncer da base de São José, alem dos sucessos dos consagrados artistas.

Capacitação profissional: MS qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social

Com o objetivo de dar capacitação profissional, incentivar o empreendedorismo e a mobilidade social, o MS Qualifica oferece diversos cursos gratuitos na Capital e...