terça-feira, 3/12/2024

Governo do Estado e União atuam em parceria para gestão de prédios e áreas públicas

O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, se reuniu na quarta-feira (6), na Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, com o superintendente Tiago Botelho. Na pauta, o alinhamento de estratégias para a gestão, doação e cedência de prédios e áreas públicas da União no território de Mato Grosso do Sul.

Também participaram da agenda o secretário-adjunto de Estado de Administração, Daynler Leonel, a superintendente de Patrimônio, Gestão Documental e Frotas da SAD, Cárita Marilhants, e a coordenadora da SUP/MS Josiane Barbosa.

Na oportunidade, foram tratados assuntos como o levantamento de 17 áreas e edificações da União localizadas em diversos municípios do Estado, que estão em processo de doação, cedência ou anuência para a administração estadual. Frederico Felini destacou a importância de manter a colaboração na gestão do patrimônio público.

“Colocamos a estrutura da SAD à disposição para trabalhar em conjunto com a Superintendência e fazer a interlocução com os demais órgãos do governo do Estado. Acreditamos que a aproximação dos entes federativos é muito importante para encontrar soluções de uso e conservação do patrimônio público, a fim de apoiar as gestões municipais e promover o desenvolvimento em todo o Estado, com a entrega de valor social à utilização de prédios públicos”, afirma Felini.

As ações visam melhorar o uso, conservação, viabilizar a construção de novos prédios que podem ampliar a oferta de serviços e a promoção de políticas públicas importantes para a população, nas áreas de habitação, segurança, saúde, turismo e infraestrutura.

Para Cárita Marilhants, a gestão integrada com a SUP/MS traz agilidade nos processos de identificação e regularização do patrimônio público em MS. “Na SAD, estamos trabalhando com o censo imobiliário do Estado e dos prédios que estão cedidos pela União. Agora, essa aproximação com a Superintendência do Patrimônio da União otimiza os processos e melhora a gestão desse patrimônio, seja para a utilização do Estado ou apoio aos municípios”, detalha.

O superintendente Tiago Botelho afirmou que a atual política da União é dar celeridade e transparência aos processos de doação de prédios e áreas públicas que já estão em uso dos Estados e apoiar a gestão dos municípios. “O interesse da Superintendência é criar as condições para que o patrimônio público esteja plenamente à disposição do Estado de Mato Grosso do Sul e dos municípios para melhor gestão, uso e conservação dos prédios e áreas públicas. Essa atuação conjunta com a SAD é muito importante para a transversalidade em toda a estrutura do governo e interlocução com as prefeituras”, pontua Botelho.

A partir desse alinhamento, a expectativa de governo do Estado e da União é promover a celeridade na identificação e regularizações, apoiando o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com a disponibilização adequada do patrimônio para a ocupação democrática de prédios e a construção de novos espaços de atendimento às demandas sociais, culturais e de infraestrutura de prestação de serviços e promoção de políticas públicas à população sul-mato-grossense.

“O intuito do governo do Estado é aumentar a democratização do uso dos prédios públicos em Mato Grosso do Sul e, nesse sentido, buscamos esse estreitamento de relações institucionais e ações conjuntas entre a SAD e a Superintendência do Patrimônio da União”, conclui Felini.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Semana do Doador de Sangue: Hemosul supera meta de doações no Dia D

O Hemosul de Mato Grosso do Sul celebrou o Dia Nacional do Doador de Sangue com a coleta de 224 bolsas de sangue. O...

Câmara aprova urgência em projeto que impede desapropriação de terras produtivas

Na noite de terça-feira (26), a Câmara dos Deputados aprovou urgência na tramitação do projeto de Lei que proíbe a desapropriação de terras produtivas....

Mulher é atropelada por carreta e tem vísceras expostas na MS-040

Uma mulher de 53 anos foi atropelada e arrastada por cerca de 30 metros por uma carreta na manhã desta quinta-feira (28), na MS-040,...

Idoso morre após ser atingido por tora durante conserto de cerca em Bataguassu

Um idoso de 67 anos, identificado como Nilton, morreu após ser atingido por uma tora de madeira na cabeça durante o conserto de uma...