O furacão Milton, uma das tempestades mais poderosas do Atlântico Norte nos últimos anos, está se aproximando da costa da Flórida. O Centro Nacional de Furacões (NHC) prevê que Milton atinja a região, possivelmente perto de Tampa, na noite desta quarta-feira (9) como um “furacão extremamente perigoso”.
Intensidade e Riscos
Atualmente, Milton é classificado como um furacão de categoria 5, com ventos sustentados de até 321 km/h. Meteorologistas alertam para a possibilidade de chuvas intensas, inundações repentinas, ventos fortes e marés de tempestade, que podem gerar ondas de 3 a 4,5 metros e até 38 cm de chuva em algumas áreas.
Trajetória
Milton, que passou pela península de Yucatán, está se movendo para o leste pelo Golfo do México. As previsões indicam que o núcleo do furacão passará sobre o centro-oeste da Flórida antes de seguir em direção ao Oceano Atlântico.
Recomendações das Autoridades
As autoridades locais estão alertando a população para se preparar para possíveis evacuações, dado o potencial de danos catastróficos. Furacões de categoria 5 podem causar destruição extensa e deixar áreas inabitáveis por longos períodos.