Com a chegada do frio, a CEASA/MS registra aumento na procura por legumes e hortaliças usados no preparo de caldos e sopas. Segundo Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado, produtos como abóbora, batata, cenoura, salsinha e cebolinha se destacam nesta época do ano.
Na JS Saraíva, por exemplo, as vendas de batata-doce e abóbora crescem até 30% no inverno. “Os clientes procuram alimentos mais encorpados e condimentados para os dias frios”, afirma o vendedor Edson Carlos.
Enquanto isso, os comerciantes de frutas enfrentam desafios com o clima. Wandré Barbosa, da WB Bananas, ressalta que o frio compromete a qualidade das frutas, mas garante o abastecimento.
Já produtos como melancia sofrem queda de até 70% nas vendas. Na WR Hortifruti, o preço do quilo caiu para R$ 1,50 como estratégia para atrair consumidores. O inverno, portanto, redesenha a dinâmica de consumo na CEASA/MS.