Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do INSS solicitaram reembolso por descontos indevidos em seus benefícios. Segundo balanço do órgão, divulgado em 20 de maio, os descontos foram feitos por 41 entidades associativas sem autorização dos segurados.
A maioria dos pedidos foi registrada pelo aplicativo Meu INSS, enquanto uma parcela menor utilizou a central de atendimento 135. Apenas 35.854 beneficiários confirmaram ter autorizado os débitos. A consulta para verificar descontos pode ser feita pelo app no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
A ação acontece após a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da CGU, que revelou um esquema de fraudes envolvendo sindicatos e funcionários públicos. A investigação apura crimes como lavagem de dinheiro e corrupção. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado, assim como outros dirigentes. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão.
O INSS alerta que não envia mensagens ou ligações fora dos canais oficiais e orienta os segurados a utilizarem apenas o site e o app oficiais para obter informações. O prazo para solicitar o reembolso ainda não foi definido.