sábado, 15/11/2025

Em período de volta às aulas, Detran chama atenção para os cuidados com as crianças

Nas próximas semanas acontecerá o retorno às aulas em muitas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, período em que aumenta a circulação de veículos e pedestres pelas ruas, além de aumentar o número de infrações como fila dupla, crianças sem cinto ou dispositivo de segurança, estacionamento em locais proibidos, entre outros.

Por esse motivo, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) faz um alerta a todos para os cuidados ao transportar crianças. Os pais que transportam as crianças em carros devem ficar atentos aos dispositivos de segurança específicos por idade.

Para crianças até 1 ano de idade, deve ser usado o bebê-conforto fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista. Já as crianças de 1 a 4 anos de idade, devem ser transportadas em cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.

De 4 a 7 anos e meio de idade, o transporte é no assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança. De 7 anos e meio a 10 anos de idade, as crianças podem usar cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro. Vale lembrar que deve ser evitado parar em fila dupla.

No caso de motocicletas, é importante que o capacete seja adequado para o tamanho da cabeça da criança e que ele esteja afivelado e com a viseira fechada. A tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS alerta que a idade mínima para as crianças serem transportadas em motocicleta é de 10 anos.

“A criança deve ter 10 anos e ter tamanho suficiente para alcançar os pedais. E nada de transportar crianças como sanduíche, entre dois adultos. O risco é muito alto”, afirma a tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS, Lidiana Freitas.

Se as crianças fazem o trajeto para escola a pé ou de ônibus, é importante verificar a segurança do percurso e ensinar as crianças a transitar pelas calçadas, sempre que possível e atravessar na faixa de pedestre.

“Os condutores também devem ficar atentos com as crianças circulando. O trânsito é um espaço de todos, inclusive das crianças, por isso temos que ser cuidadosos”, enfatiza Lidiana Freitas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mochi solicita implantação de unidade da Polícia Perícia Técnica em São Gabriel do Oeste

O deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou durante sessão plenária desta quinta-feira (13) Indicação destinada ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública,...

Natal dos Sonhos terá shows nacionais, circo na praça e sorteio de apartamentos

A Prefeitura de Campo Grande realiza a partir do dia 29 de novembro o Natal dos Sonhos 2025, uma parceria com empresas privadas e...

Açaí conquista o mundo e se torna estrela da COP 30

O açaí, símbolo da Amazônia, transcendeu seu papel tradicional de alimento ribeirinho e se tornou protagonista da bioeconomia brasileira. Com produção estimada em 1,74...

Senador Nelsinho Trad é homenageado em Coxim por obra de saúde

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) recebeu elogios do governador Eduardo Riedel e lideranças municipais durante a cerimônia de lançamento do Centro Especializado em Reabilitação...