sexta-feira, 14/11/2025

Em período de volta às aulas, Detran chama atenção para os cuidados com as crianças

Nas próximas semanas acontecerá o retorno às aulas em muitas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, período em que aumenta a circulação de veículos e pedestres pelas ruas, além de aumentar o número de infrações como fila dupla, crianças sem cinto ou dispositivo de segurança, estacionamento em locais proibidos, entre outros.

Por esse motivo, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) faz um alerta a todos para os cuidados ao transportar crianças. Os pais que transportam as crianças em carros devem ficar atentos aos dispositivos de segurança específicos por idade.

Para crianças até 1 ano de idade, deve ser usado o bebê-conforto fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista. Já as crianças de 1 a 4 anos de idade, devem ser transportadas em cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.

De 4 a 7 anos e meio de idade, o transporte é no assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança. De 7 anos e meio a 10 anos de idade, as crianças podem usar cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro. Vale lembrar que deve ser evitado parar em fila dupla.

No caso de motocicletas, é importante que o capacete seja adequado para o tamanho da cabeça da criança e que ele esteja afivelado e com a viseira fechada. A tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS alerta que a idade mínima para as crianças serem transportadas em motocicleta é de 10 anos.

“A criança deve ter 10 anos e ter tamanho suficiente para alcançar os pedais. E nada de transportar crianças como sanduíche, entre dois adultos. O risco é muito alto”, afirma a tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS, Lidiana Freitas.

Se as crianças fazem o trajeto para escola a pé ou de ônibus, é importante verificar a segurança do percurso e ensinar as crianças a transitar pelas calçadas, sempre que possível e atravessar na faixa de pedestre.

“Os condutores também devem ficar atentos com as crianças circulando. O trânsito é um espaço de todos, inclusive das crianças, por isso temos que ser cuidadosos”, enfatiza Lidiana Freitas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Novembro Roxo: HRMS reforça cuidados e prevenção à prematuridade

O mês de novembro marca a campanha Novembro Roxo, voltada à conscientização sobre a prematuridade, considerada a principal causa de mortalidade infantil no mundo....

Banda do Buteco Toca por Ele: Uma noite para Louis Stanley

Neste sábado, 15 de novembro, o Buteco do Miau recebe uma noite que promete ser tão intensa quanto afetuosa: a Banda do Buteco —...

Fazenda dos Bambus recupera 77% da área verde em Pardinho (SP)

Localizada em Pardinho (SP), a Fazenda dos Bambus se tornou referência em regeneração ambiental ao reflorestar 77% da área total desde 2006. Projetos de...

JARDIM: Saúde realiza ação de prevenção ao câncer de boca na Feira Livre

Durante a atividade, profissionais esclareceram dúvidas, ofereceram orientações e distribuíram folders informativos, ampliando o acesso ao conhecimento e incentivando a busca por atendimento nas...