domingo, 16/11/2025

Em 2024, atletas de Mato Grosso do Sul se destacaram em competições internacionais

Em 2024, Mato Grosso do Sul teve uma participação memorável nas principais competições nacionais para jovens atletas: os Jogos da Juventude, os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e as Paralimpíadas Escolares. Com resultados expressivos, o estado conquistou diversos pódios e reafirmou a força de seu programa esportivo, destacando-se em diferentes modalidades e revelando talentos promissores.

O desempenho dos atletas garantiu vagas em competições internacionais de alto nível, como a 28ª edição dos Jogos Escolares Sul-Americanos, realizados em Bucaramanga, na Colômbia entre os dias 1º e 11 de dezembro. Organizado pelo Conselho Sul-Americano de Desporto (Consude), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério do Esporte, o evento contou com a participação de 232 brasileiros, incluindo estudantes-atletas, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas e equipe de liderança.

As modalidades disputadas foram: atletismo, atletismo para pessoas com deficiência intelectual, natação, paranatação, judô, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, basquetebol 3×3, handebol, voleibol e futsal, tanto no masculino quanto no feminino. Mato Grosso do Sul, será representado por três atletas na competição internacional.

Uma das representantes sul-mato-grossenses na competição foi a judoca Anna Clara Alegre Mendes, de 13 anos, Aquidauanense. A jovem sagrou-se campeã na categoria -36kg do judô.

“Pratico judô há sete anos e, em 2024, fui contemplada com a Bolsa Atleta da Fundesporte. Sou aluna da escola Cejar e participo do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar). Conquistei a vaga para o Sul-Americano ao me sagrar campeã do JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), em Recife. Foi uma experiência incrível, uma competição de alto nível técnico. Fiquei satisfeita com a minha participação, ainda mais porque um mês antes tive uma lesão no tornozelo. Graças ao apoio dos meus fisioterapeutas, Gabi e Luiz, consegui me recuperar a tempo”, contou Anna Clara.

Sobre sua trajetória no esporte, ela destaca:

“Comecei no judô muito cedo, junto com minha irmã Anna Beatriz, em um projeto da escola. Desde então, venho acumulando conquistas das quais me orgulho muito. Receber a Bolsa Atleta da Fundesporte me ajudou bastante este ano, permitindo que eu participasse das competições e me mantivesse no esporte. Talvez sem esse apoio eu não conseguiria.”

Outra atleta de Mato Grosso do Sul presente nos Jogos Sul-Americanos foi Maria Eduarda da Silva Santos, de 14 anos, natural de Três Lagoas. Também  integrante do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), ela pratica atletismo há cinco anos e disputou a prova dos 80m com barreiras. A atleta conquistou a medalha de ouro no revezamento 5×8. 

“Fui convocada porque fiquei em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, com um tempo muito bom. Para mim, o Sul-Americano foi uma grande oportunidade de ganhar visibilidade e abrir novas portas no esporte”, disse Maria Eduarda.

Ela também relembrou o início de sua trajetória no atletismo:

“Comecei no esporte quando tinha 9 anos, quase fazendo 10. Minha mãe me colocou no atletismo porque eu tive muitas crises asmáticas. No começo, foi para melhorar minha saúde, mas logo me apaixonei pelo esporte.”

O desempenho dos jovens atletas sul-mato-grossenses reafirma o potencial do estado no cenário esportivo e o impacto positivo dos programas de incentivo ao esporte na formação de novos talentos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Após ser dada como morta, jovem ligada ao CV reaparece e quebra silêncio

O bafafá sobre a suposta morte de Maria Eduarda, conhecida como "Penélope", ganhou novo capítulo na terça-feira (11/11). Ela usou as redes sociais para...

Fazenda dos Bambus recupera 77% da área verde em Pardinho (SP)

Localizada em Pardinho (SP), a Fazenda dos Bambus se tornou referência em regeneração ambiental ao reflorestar 77% da área total desde 2006. Projetos de...

As Dez Mais

Sexta, 14 de novembro de 2025. HOJE É DIA DA ALFABETIZAÇÃO Faltam 41 dias para o Natal Manchete do Correio do Estado: “Fações criminosas “entram” no contrabando de...

Jovem é preso por homicídio em Sonora

Em uma ação coordenada, as Polícias Civil e Militar de Sonora prenderam em flagrante, na noite de sexta-feira (7), um jovem de 19 anos...