A vice-prefeita de Dourados Gianni Nogueira (PL-MS) comemorou a retomada dos voos no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira de Dourados-MS após quatro anos de paralisação. O aeroporto voltou a receber voos comerciais nesta segunda-feira (8). “Dourados na rota do mundo”, disse Gianni.
“Com o aeroporto funcionando, Dourados se abre para o investimento de empresários, gera empregos, movimenta o comércio e fortalece o desenvolvimento de toda a região. É um marco para o nosso município e para o sul do Estado. Queremos ver Dourados crescendo, atraindo oportunidades e se consolidando como um polo de desenvolvimento”, afirmou.
A companhia aérea inicia suas operações com três frequências semanais, ligando Dourados a São Paulo. Os voos ocorrem às segundas, quintas e sextas-feiras, decolam de Guarulhos às 7h45, pousam em Dourados às 8h40 e retornam às 9h20, chegando à capital paulista às 12h25.
Fechado desde maio de 2021 para obras de modernização e reforço da pista, o aeroporto enfrentou sucessivos atrasos até ser entregue em julho de 2024. Em seguida, a homologação da estrutura também demorou devido a ajustes técnicos exigidos pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Em 2025, o terminal foi liberado para grandes operações. Somente entre janeiro e maio deste ano, já foram registradas 2.693 decolagens e pousos, comprovando a capacidade do aeroporto em atender aeronaves de maior porte.
A vice-prefeita Gianni Nogueira ressaltou também que a retomada dos voos vai muito além da comodidade para os passageiros, sendo um impulso para a economia regional.
Gianni parabenizou o empenho do prefeito Marçal Filho, do secretário de Serviços Urbanos Beto e de toda a equipe de secretários e servidores municipais que atuaram no processo.
A reabertura do aeroporto, segundo Gianni, simboliza a consolidação de um projeto de gestão voltado ao futuro, capaz de transformar infraestrutura em oportunidades e de colocar Dourados em posição de destaque no cenário estadual e nacional.
O primeiro pouso da Latam ocorreu às 8h40, vindo de São Paulo (Guarulhos), e marcou o início de uma nova etapa para Dourados e o sul do Estado.