A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (22) um míssil balístico em direção ao mar na costa leste do país, segundo informou o comando militar da Coreia do Sul. Embora ainda não tenha sido divulgado o tipo exato do míssil, a ação representa uma nova demonstração de força do regime norte-coreano, que continua desafiando as sanções internacionais.
O último disparo registrado havia ocorrido em 8 de maio, quando Pyongyang lançou vários mísseis de curto alcance. A comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos e Coreia do Sul, condena os lançamentos e reforça a proibição ao desenvolvimento e teste desses armamentos.
O momento do lançamento chama atenção, pois ocorre poucos dias antes de uma importante cúpula na Coreia do Sul, que reunirá líderes da região Ásia-Pacífico, incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.
Recentemente, a Coreia do Norte exibiu seu mais avançado míssil balístico intercontinental durante um desfile militar, sinalizando seu avanço tecnológico e a persistência em desenvolver seu arsenal.