quarta-feira, 11/02/2026

AQUIDAUANA: Prefeitura entrega de kits de hortifrútis para famílias indígenas.

A Prefeitura de Aquidauana, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (SAS) e de Produção (SEMP), realizou na manhã desta quarta-feira (10), a entrega de kits de hortifrútis para 30 famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), do bairro São Pedro, residentes na aldeia urbana Tico Lipu.

Os kits contém abóbrinha, melancia, quiabo, milho verde, maxixe, pimentão, jiló e pão caseiro. A organização dos kits é realizada em conjunto pelas equipes da Assistência Social e da Produção, que trabalham para garantir alimentos frescos, saudáveis e de qualidade às famílias atendidas.

Os produtos que compõem os kits são adquiridos com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da compra direta de agricultores familiares de Aquidauana, incluindo produtores das aldeias do município, fortalecendo a economia local e incentivando a produção rural.

Acompanharam a entrega dos alimentos, os secretários de Assistência Social e Produção, respectivamente, Clériton Alvarenga e Cipriano Mendes; o gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Rubens Jesus; a presidente da Associação Kopenoti, Lucimara Batista Farias; o vice-cacique Matheus Pereira; além da equipe do CRAS I, que atendem as famílias da comunidade.

Durante sua fala, o secretário Clériton Alvarenga reforçou a importância de as famílias estarem referenciadas no CRAS para receberem o benefício. “Esta é a terceira entrega do ano aqui na aldeia Tico Lipu. Hoje, os serviços públicos estão bem próximos de vocês; basta procurarem o CRAS para garantir seus direitos e sempre manterem os dados atualizados”, destacou.

O secretário municipal de Produção, Cipriano Mendes, agradeceu a parceria entre a Prefeitura, o Governo Federal e o Governo Estadual na aquisição dos produtos e ressaltou o compromisso com o fortalecimento do setor produtivo. “Estamos empenhados em ampliar a produção junto aos agricultores, aumentando a variedade de alimentos e o número de famílias atendidas”, afirmou.

A Prefeitura de Aquidauana, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS) e a Secretaria de Produção (SEMP) e Agraer de Aquidauana, que presta o assessoramento técnico junto aos produtores, juntamente com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SEAF/SEMADESC, e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, tem se empenhado em uma ação conjunta para garantir a segurança alimentar das famílias Tradicionais Específicos Grupos Populacionais através Ação de Distribuição de Alimentos(ADA)

A segurança alimentar é um direito essencial de todos os cidadãos, sendo fundamental para garantir o acesso a alimentos nutritivos, de boa qualidade e em quantidade suficiente para suprir as necessidades alimentares da população.

Essa ação reflete o compromisso das autoridades municipais, estaduais e federais em promover a inclusão social e assegurar que todas as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Bolsonaro diz que cela na “Papudinha” é mais confortável que na PF

Ex-presidente relata melhora em laudo médico após transferência O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou em laudo médico datado de 20 de janeiro que percebeu uma melhora...

Demarcações sem segurança jurídica: Quem protege o produtor rural?

Por Luana Ruiz Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul voltou ao centro de um debate sensível, complexo e carregado de insegurança: o avanço de...

Motorista é preso com carro “recheado” de maconha em Sidrolândia

O DOF apreenderam nesta quarta-feira (4) 301 Kg de maconha transportados em um Peugeot 207 em Sidrolândia. A ação ocorreu durante bloqueio na BR-060,...

Motorista dorme ao volante e causa acidente na BR-316

Ocorrência foi atendida na manhã desta terça-feira e não deixou feridos graves Um sinistro de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira (10), por volta...