quarta-feira, 3/12/2025

AQUIDAUANA: Conselho municipal de saúde reúne representantes em reunião ordinária.

Na tarde de segunda-feira (11), aconteceu a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana (CMSA), na sala de reuniões do CMSA, localizada na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico (SESAU).

A reunião acontece uma vez ao mês e é aberta ao público, como forma de controle social e participação da comunidade para acompanhar os serviços e atendimentos da rede pública de saúde.

Conduziu a reunião, Heverton Bastos – presidente do conselho, que é composto por representantes de entidades e instituições da sociedade civil organizada, movimentos representativos de usuários do SUS, de órgãos representativos de trabalhadores da área da saúde, representantes do governo municipal e das entidades prestadoras de serviços de saúde, incluindo, os hospitais do município.

Antes de iniciar a pauta do dia, a secretária de Saúde e membro do CMSA – Sandra Calonga desejou a todos uma boa reunião e completou: “estamos a disposição para somar e trazer melhorias para os nossos usuários do SUS em Aquidauana”.

O CMSA tem por finalidade atuar na formulação e no controle da execução da Política Municipal de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.

“Importante lembrar que, o Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana é um espaço para debate, formulação e avaliação das políticas de saúde. É um órgão colegiado, de caráter permanente, paritário e deliberativo, que formula, supervisiona, avalia, controla e propõe políticas públicas. Assim sendo, é por meio do Conselho que a comunidade participa da gestão pública da saúde e no controle social”, reforçou Bastos – presidente do Conselho.

Dentre as pautas debatidas na reunião de ontem, o conselho discutiu e votou: Moção de Pesar para Ênio Penajo (presidente do Simprecan); Apreciação e aprovação do PAS (Programa de Assistência a Saúde); relatório da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização Orçamentária; Relatório de visita técnica feita pela Comissão de Acompanhamento de Denúncias; acolhimento de pacientes que são liberados do CER II.

Compete também ao Conselho Municipal de Saúde analisar e propor diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, em razão das características epidemiológicas e da organização dos serviços; aprovar critérios e valores para remuneração de serviços e parâmetros de cobertura de assistência; propor critérios para a definição de padrões e parâmetros assistenciais; acompanhar e controlar a atuação do setor privado da área da saúde, credenciado mediante contrato ou convênio; e, também, fortalecer a participação da população e o controle social no SUS.

Fonte: AGECOM

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Aluno ataca com faca em escola de Fortaleza

A Polícia Militar apreendeu, nesta terça-feira (2), um estudante de 15 anos após um ataque dentro da unidade sul do Colégio Christus, em Fortaleza....

Mochi apresenta Indicação para ampliar vagas da CNH MS Social em Nioaque

Durante sessão plenária de terça-feira (25), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou Indicação solicitando ao Detran-MS e à Secretaria de Estado de Assistência...

Festa de Santo Antônio de Pádua é incluída no calendário oficial de MS

A Festa de Santo Antônio de Pádua, tradicionalmente realizada em Batayporã, passa a integrar o Calendário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul....

Polícia desarticula quadrilha após furto em condomínio de luxo

A Polícia elucidou, em ação rápida, o furto qualificado ocorrido no Condomínio Residencial Vila Nova, em Nova Andradina, no dia 21 de novembro de...