domingo, 19/10/2025

AQUIDAUANA: Conselho municipal de saúde reúne representantes em reunião ordinária.

Na tarde de segunda-feira (11), aconteceu a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana (CMSA), na sala de reuniões do CMSA, localizada na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico (SESAU).

A reunião acontece uma vez ao mês e é aberta ao público, como forma de controle social e participação da comunidade para acompanhar os serviços e atendimentos da rede pública de saúde.

Conduziu a reunião, Heverton Bastos – presidente do conselho, que é composto por representantes de entidades e instituições da sociedade civil organizada, movimentos representativos de usuários do SUS, de órgãos representativos de trabalhadores da área da saúde, representantes do governo municipal e das entidades prestadoras de serviços de saúde, incluindo, os hospitais do município.

Antes de iniciar a pauta do dia, a secretária de Saúde e membro do CMSA – Sandra Calonga desejou a todos uma boa reunião e completou: “estamos a disposição para somar e trazer melhorias para os nossos usuários do SUS em Aquidauana”.

O CMSA tem por finalidade atuar na formulação e no controle da execução da Política Municipal de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.

“Importante lembrar que, o Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana é um espaço para debate, formulação e avaliação das políticas de saúde. É um órgão colegiado, de caráter permanente, paritário e deliberativo, que formula, supervisiona, avalia, controla e propõe políticas públicas. Assim sendo, é por meio do Conselho que a comunidade participa da gestão pública da saúde e no controle social”, reforçou Bastos – presidente do Conselho.

Dentre as pautas debatidas na reunião de ontem, o conselho discutiu e votou: Moção de Pesar para Ênio Penajo (presidente do Simprecan); Apreciação e aprovação do PAS (Programa de Assistência a Saúde); relatório da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização Orçamentária; Relatório de visita técnica feita pela Comissão de Acompanhamento de Denúncias; acolhimento de pacientes que são liberados do CER II.

Compete também ao Conselho Municipal de Saúde analisar e propor diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, em razão das características epidemiológicas e da organização dos serviços; aprovar critérios e valores para remuneração de serviços e parâmetros de cobertura de assistência; propor critérios para a definição de padrões e parâmetros assistenciais; acompanhar e controlar a atuação do setor privado da área da saúde, credenciado mediante contrato ou convênio; e, também, fortalecer a participação da população e o controle social no SUS.

Fonte: AGECOM

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Tribunal de MS eleva penas em caso de homicídio ligado à Operação Omertà

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) decidiu aumentar as penas de três condenados por homicídio qualificado,...

Rodolfo Nogueira é coautor de projeto que retira poderes que Lula deu a Janja

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) é coautor do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que prevê derrubar o decreto assinado por Lula que amplia os poderes...

MS: o crescimento do agro aliado à sustentabilidade

Quando Mato Grosso do Sul foi criado em 1977, já se sabia que a bovinocultura de corte seria a base da sua economia, com...

Mandato do vereador Ronilço Guerreiro é um dos mais bem avaliados de Campo Grande

Pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking coloca o vereador Ronilço Guerreiro entre os mais bem avaliados da Câmara Municipal de Campo Grande. Conhecido pela atuação...