terça-feira, 15/07/2025

Apenas 15% dos motoristas profissionais de MS ainda não renovaram o exame toxicológico

De 81 mil condutores das categorias C, D e E de Mato Grosso do Sul, apenas 15,7% encontram-se com o Exame Toxicológico (ET) vencido, conforme dados disponibilizados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). 

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (Art. 165-B e 165-D), condutores que não estiverem com seus exames em dia tem uma tolerância de até 30 dias após o prazo estabelecido para regularizar a situação e evitar multas e perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Deste modo, o prazo estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para o início da fase punitiva de quem for flagrado dirigindo com o exame toxicológico vencido, independente do veículo, é 28 de janeiro de 2024. 

As penalidades incluem perda de sete pontos na CNH, multa de R$ 1.467,35. Em caso de reincidência do flagrante do exame toxicológico vencido, dentro do período de 1 ano, o valor da multa dobra para R$ 2.934,70, com suspensão direito de dirigir. 

O exame toxicológico é feito a partir de amostras de cabelo coletadas em qualquer laboratório credenciado à Senatran. A realização do exame detecta o uso de drogas e outras substâncias psicoativas no organismo. O resultado é confidencial, ou seja, o condutor é identificado de forma digital. 

A chefe da Divisão de Exames do Detran-MS, destaca a importância dos condutores estarem regulares. “O exame toxicológico é essencial para a redução do número de sinistros, bem como a redução de vítimas e mortes no trânsito”. 

O condutor que tiver dúvidas quanto ao prazo de renovação do seu exame toxicológico, deve baixar o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) onde será possível consultar o prazo de renovação no ícone “condutor”. 

Enquanto a infração do artigo 165-B não pode ser aplicada, durante as operações os agentes da autoridade de trânsito promovem fiscalização em caráter educativo, de modo a conscientizar os motoristas. 

O motorista que faz parte dos 15% que ainda não renovou o Exame Toxicológico, ainda dá tempo de procurar um laboratório credenciado da Senatran e se regularizar para escapar da multa. Pois se antes a legislação só ocorria se o condutor estivesse dirigindo veículos das categorias C, D ou E. Agora a infração se aplicará ao condutor com CNH de categoria alta que for pego dirigindo qualquer veículo. 

Últimas Notícias

Mais notícias

Jovem atleta de Karatê busca patrocínio para competir no Paraná

Maria Clara já foi campeã brasileira e representa Mato Grosso do Sul em competições nacionais Aos 19 anos, a campo-grandense Maria Clara Marcondes de Souza...

Futuro Sustentável: projeto em presídio trabalha ODS, energia limpa e economia criativa com reeducandos

Reeducandos do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande) estão vivenciando uma experiência educativa transformadora por meio de atividades desenvolvidas na extensão escolar da Escola...

Campo Grande se destaca na patinação artística e será sede da Copa Pantanal com apoio da Funesp

Campo Grande reafirma sua posição de referência na patinação artística ao conquistar resultados expressivos no 10º Open Mundial de Patinação Artística e ser escolhida...

VÍDEO: Fuga alucinante termina com motorista bêbeda presa na Capital

Na noite de domingo (13), uma perseguição policial movimentou as ruas de Campo Grande após um acidente na Avenida Afonso Pena. Uma mulher, com...