O Ministério da Saúde anunciou essa semana a chegada do primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina ao Brasil. O medicamento é considerado de última geração e custa mais de R$ 11 mil por frasco na rede privada. Ele é indicado para o tratamento de câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença, e será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) sendo oferecido gratuitamente para a população que necessita do medicamento. Inicialmente, foram importados 11.978 unidades do remédio, que deve ser distribuído às secretarias estaduais de saúde de todo o país.
O Trastuzumabe Entansina é indicado especialmente para mulheres que ainda apresentam sinais da doença, mesmo após a quimioterapia inicial, geralmente em estágio III do câncer de mama HER2-positivo. Ele funciona como uma terapia direcionada, e ataca especificamente as células tumorais que expressam a proteína HER2. Isso permite uma ação mais eficaz e menos danosa às células saudáveis dessas mulheres.
O medicamento chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) nesta última segunda-feira (13), e a distribuição faz parte de um cronograma que inclui mais três lotes, com entregas previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. A previsão é de atender 100% da demanda atual do SUS, beneficiando 1.144 pacientes já em 2025. Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, a aquisição poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo.
