sexta-feira, 3/10/2025

Para fortalecer a agricultura familiar, prefeitura leva capacitação ao assentamento três corações

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), tem intensificado as ações de incentivo à agricultura familiar, com foco no fortalecimento da cadeia produtiva, promoção do desenvolvimento sustentável, ampliação da geração de renda no campo e melhores condições de organização para os agricultores.

Nesta semana, o Assentamento Três Corações, localizado no distrito de Anhanduí, a 130 km da Capital, recebeu representantes da Semades, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG). A visita foi marcada pela apresentação de projetos e pela realização do programa Negócio Certo Rural, iniciativa que aproxima políticas públicas da realidade rural e garante aos produtores acesso a ferramentas para crescer e prosperar.

O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, destacou a importância da integração entre poder público e instituições parceiras. “Buscamos oferecer orientações técnicas, oportunizar qualificações e auxiliar na regularização documental para que os produtores possam acessar programas governamentais, aprimorar a gestão de suas propriedades e conhecer as modalidades de crédito disponíveis para ampliar a renda”.

O presidente da Associação da Agricultura Familiar do Assentamento Três Corações, Marco Antônio Sanguina, reforçou a relevância do apoio direto no campo. “Quero agradecer mais uma vez por estarem aqui auxiliando os produtores na organização das propriedades. Para muitos, o deslocamento até a cidade é difícil, então contar com esse suporte perto de casa faz toda a diferença”.

Sobre o programa

O Negócio Certo Rural é voltado para agricultores familiares e tem como foco a capacitação em gestão e empreendedorismo no campo. Segundo Helcio Sandim, técnico do Senar/MS, o programa é desenvolvido em duas etapas, sendo encontros presenciais coletivos e consultorias individuais em cada propriedade.

“Nesses encontros, os produtores aprendem a diagnosticar a propriedade, identificar ideias de negócios compatíveis com seu perfil, calcular a viabilidade e aprimorar a administração da atividade rural. Essa oportunidade só é possível graças ao trabalho conjunto da Semades, do Senar/MS, do Sindicato Rural e da Associação de Produtores do Assentamento Três Corações”, finaliza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Moradores de Portsmouth vivem com medo por causa de atos antissociais

Moradores de Portsmouth relatam à BBC que o comportamento antissocial persistente tem causado medo e insegurança dentro de suas próprias casas. Segundo eles, problemas...

Fortalecendo integração e participação, Campo Grande assume destaque no VII Fórum Bioceânico

A prefeita Adriane Lopes participou nesta terça-feira (30) de uma reunião virtual com o prefeito de San Salvador de Jujuy, Raúl Eduardo Jorge, para...

Funsat divulga 1.433 vagas nesta sexta-feira 

Com 158 profissões listadas no painel de recrutamento desta sexta-feira (3), a Funsat (Fundação Social do Trabalho) disponibiliza 1.433 vagas de emprego para encaminhamento...

DOURADOS: Prefeitura amplia ações do outubro rosa com atividades nos postos de saúde, esporte e cultura.

Como parte da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Dourados preparou uma programação diversificada voltada à prevenção e ao combate ao câncer de mama...