sábado, 7/02/2026

Para fortalecer a agricultura familiar, prefeitura leva capacitação ao assentamento três corações

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), tem intensificado as ações de incentivo à agricultura familiar, com foco no fortalecimento da cadeia produtiva, promoção do desenvolvimento sustentável, ampliação da geração de renda no campo e melhores condições de organização para os agricultores.

Nesta semana, o Assentamento Três Corações, localizado no distrito de Anhanduí, a 130 km da Capital, recebeu representantes da Semades, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG). A visita foi marcada pela apresentação de projetos e pela realização do programa Negócio Certo Rural, iniciativa que aproxima políticas públicas da realidade rural e garante aos produtores acesso a ferramentas para crescer e prosperar.

O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, destacou a importância da integração entre poder público e instituições parceiras. “Buscamos oferecer orientações técnicas, oportunizar qualificações e auxiliar na regularização documental para que os produtores possam acessar programas governamentais, aprimorar a gestão de suas propriedades e conhecer as modalidades de crédito disponíveis para ampliar a renda”.

O presidente da Associação da Agricultura Familiar do Assentamento Três Corações, Marco Antônio Sanguina, reforçou a relevância do apoio direto no campo. “Quero agradecer mais uma vez por estarem aqui auxiliando os produtores na organização das propriedades. Para muitos, o deslocamento até a cidade é difícil, então contar com esse suporte perto de casa faz toda a diferença”.

Sobre o programa

O Negócio Certo Rural é voltado para agricultores familiares e tem como foco a capacitação em gestão e empreendedorismo no campo. Segundo Helcio Sandim, técnico do Senar/MS, o programa é desenvolvido em duas etapas, sendo encontros presenciais coletivos e consultorias individuais em cada propriedade.

“Nesses encontros, os produtores aprendem a diagnosticar a propriedade, identificar ideias de negócios compatíveis com seu perfil, calcular a viabilidade e aprimorar a administração da atividade rural. Essa oportunidade só é possível graças ao trabalho conjunto da Semades, do Senar/MS, do Sindicato Rural e da Associação de Produtores do Assentamento Três Corações”, finaliza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Feira do Baobá celebra Carnaval com samba e concurso de fantasias

A tradicional Feira do Baobá, em Campo Grande-MS, terá uma edição especial de Carnaval no dia 13 de fevereiro, das 18h às 22h, na...

Brasil já está vendendo carro voador para o Japão

Os carros voadores já são uma realidade, e a Eve Air Mobility, tem colocado o nome do Brasil em um patamar altissimo no quesito exportação...

Senador Nelsinho Trad assume presidência da CCAI

Órgão do Congresso acompanha atuação da Abin, Forças Armadas e Polícia Federal Na retomada das atividades legislativas, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) assume, pela segunda...

Brasil é homenageado na Expomalocas 2026 e reforça cooperação agropecuária com a Colômbia

Participação brasileira reuniu autoridades e especialistas e evidenciou modelos produtivos adaptados aos Llanos Orientales O Brasil foi o país homenageado da Expomalocas 2026, realizada no...