segunda-feira, 9/02/2026

Campo Grande moderniza equipamentos de raio-X e fortalece atendimento na rede de urgência

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, está promovendo a modernização dos aparelhos de radiologia (raio-X). A substituição dos antigos equipamentos analógicos por versões digitais já está em curso nas unidades de pronto atendimento da Capital. Esse é mais um importante avanço na rede de saúde municipal.

A inovação dos equipamentos, além de representar um salto tecnológico, garante mais agilidade na realização dos exames, maior qualidade nas imagens e mais eficiência no diagnóstico médico. As unidades estão passando por uma transição programada, com períodos temporários de inatividade para instalação dos novos equipamentos, mas com previsão de retomada dos atendimentos a curto prazo de até 7 dias.

Nesta quarta-feira (10), os aparelhos antigos das unidades de urgência e emergência Moreninhas e Leblon foram retirados. A previsão é de que os novos equipamentos digitais estejam em pleno funcionamento já na próxima semana. A modernização segue o cronograma estabelecido com a transição entre as empresas prestadoras de serviço – da Health para a FIDI – ambas contratadas por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde.

Confira o cronograma de transição:

02/09 – UPA Santa Mônica, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e CRS Tiradentes

10/09 – UPA Moreninhas e UPA Leblon

17/09 – UPA Universitário e UPA Coronel Antonino

Durante esse período de transição, os atendimentos com raio-X estão sendo remanejados conforme a disponibilidade das unidades. Atualmente, estão em funcionamento os equipamentos das unidades Coronel Antonino, Universitário e Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal CADIM, em casos de urgência ortopédica.

Nesta quinta-feira, (11/09), entram em operação os aparelhos digitais da UPA Santa Mônica, somando quatro unidades com o serviço ativo.

Na sexta-feira (12/09), o Pronto Atendimento Infantil (PAI) também retoma os atendimentos com o novo equipamento digital, totalizando cinco unidades com o serviço de raio-X em pleno funcionamento.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é manter pelo menos cinco unidades operando com raio-X durante todo o processo de modernização. Até o final de setembro, a meta é ter os sete equipamentos completamente renovados e em funcionamento.

A Prefeitura de Campo Grande reforça seu compromisso com a saúde pública de qualidade e destaca que a transição, embora temporária, trará mais agilidade, precisão e conforto aos pacientes atendidos na rede municipal de urgência e emergência.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Chuva histórica assusta moradores de Corguinho

Rio Aquidauana registra aumento expressivo e causa surpresa na população Corguinho registrou uma chuva histórica de 238 milímetros em 48 horas, volume superior ao esperado...

As Dez Mais

Sexta, 6 de fevereiro de 2026. Hoje é dia do Cachorro-quente da dona Neusa. Faltam 11 dias para o Carnaval (música) Manchetes do Correio do Estado: Força-tarefa combate...

Ricardo Schnetzer, dublador de Tom Cruise e Al Pacino, morre aos 72 anos

Diagnosticado com ELA, artista lutava contra doença degenerativa Ricardo Schnetzer, dublador renomado, morreu aos 72 anos, conforme confirmado por seu sobrinho nas redes sociais. Conhecido...

Tragédia em Iperó: Homem mata ex-esposa e pais dela a tiros

Crime brutal expõe falhas nas medidas de proteção contra a violência doméstica Na manhã desta quinta-feira (5), um homem invadiu uma residência no bairro Vintém,...