A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ao longo dos últimos dias uma série de atividades integradas nas Unidades Básicas, com foco na prevenção de doenças, educação em saúde e valorização da vida.
ESF Izabel Menezes Coelho
No dia 31, durante o encontro do grupo HIPERDIA, foi realizada uma ampla ação com mais de 40 testes rápidos em alusão ao Julho Amarelo, campanha nacional de combate às hepatites virais. A programação contou com roda de conversa e aula prática com a fisioterapeuta Fabiana, voltadas ao bem-estar de pacientes hipertensos e diabéticos. A atividade encerrou com um café da manhã saudável e acolhedor.
ESF Joaquim Alves Bernardes
Durante a manhã do dia 30, o grupo HIPERDIA participou de uma roda de conversa educativa sobre as hepatites A, B, C, D e E, com ênfase nas formas de prevenção, tratamento e a importância da vacinação e testagem rápida. Também foram entregues panfletos informativos e reforçadas orientações sobre o tema.
Já na tarde da mesma quarta-feira (30), foi realizada uma campanha de vacinação contra a hepatite, com aplicação de 63 doses, incluindo:
Vacina contra Hepatite B
Vacina DT
Vacina contra a gripe (Influenza)
As ações visaram ampliar a proteção da população e incentivar a atualização da caderneta vacinal.
ESF Laurita Dias de Souza
No dia 04, profissionais da saúde promoveram uma roda de conversa sobre alimentação saudável e atividade física, conduzida pela fisioterapeuta Rosi e a nutricionista Rafa. O momento proporcionou diálogo, conscientização e troca de experiências sobre a importância da prática regular de exercícios e uma dieta equilibrada no dia a dia.
Junho Prata em pauta
Durante as ações, a assistente social Elisama abordou os temas do Junho Prata, campanha de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa e o combate à violência contra os idosos. A mensagem reforçou o compromisso com o envelhecimento digno, seguro e respeitoso, promovendo saúde, autonomia e convivência familiar.
Todas essas ações evidenciam o cuidado contínuo das equipes com a população, fortalecendo vínculos, promovendo qualidade de vida e incentivando a prevenção como estratégia central de saúde pública.