segunda-feira, 7/07/2025

Em projeto, Hashioka pede prioridade ao uso de massa asfáltica com material reciclável em vias públicas

Como forma de contribuir com a preservação ambiental, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou um projeto de lei, o qual trata da utilização de massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis e dá outras providências. O PL 30/2025 foi lido na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 19.

Na mesma esteira do PL 17/2025, também de sua autoria, que propõe a inclusão dos pneumáticos inservíveis na lei atual sobre a Política Estadual de Reciclagem de Materiais, a matéria apresentada hoje pretende diminuir o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado desse resíduo.

O texto propõe que o Estado deva utilizar, preferencialmente, massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis, observados os percentuais de mistura definidos em normas técnicas de engenharia nas obras e serviços de construção, manutenção e recuperação de vias públicas.

O artigo segundo informa que a utilização preferencial desse material deverá ser incluída nos processos licitatórios estaduais de obras que envolvam a utilização de asfalto, seguindo as normas técnicas de engenharia aplicáveis à sua composição. Se aprovada, a lei entrará em vigor na data de sua publicação e valerá exclusivamente a projetos de construção, manutenção e recuperação iniciados após sua vigência.
Em sua justificativa, Hashioka explica que estudos técnicos apontam para um desempenho superior do asfalto-borracha em comparação com o asfalto convencional. “São diversas as vantagens desse material, como a maior durabilidade do asfalto, melhor aderência e segurança, redução de ruídos nas vias, e maior resistência às variações climáticas.

Além de gerar empregos diretos e indiretos na cadeia de reciclagem de pneus, estimulando a circulação da economia e promovendo o desenvolvimento de novos mercados e tecnologias”, destacou o parlamentar, e concluiu: “A proposição deste projeto de lei reflete o compromisso com a sustentabilidade ambiental, com a eficiência na gestão de recursos públicos e com a segurança viária”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Jucems registra abertura de 1.022 novas empresas no Estado em junho; no ano saldo é de 6.893

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) registrou a abertura de 1.022 empresas no mês de junho, aumento de 15% em relação...

CORUMBÁ: Prefeito sanciona lei autorizando doação de área para estado construir Hospital Regional

Sancionada pelo prefeito Dr. Gabriel, a Lei nº 2.988 autoriza a doação de área ao Governo do Estado para a construção do Hospital Regional...

Jair deixa Botafogo e assina com Nottingham Forest

O zagueiro Jair não é mais jogador do Botafogo. Aos 20 anos, ele assinou com o Nottingham Forest e parte nos próximos dias para...

Cocaína: apreensões crescem 50% em MS no 1º semestre

As apreensões de cocaína em rodovias federais que cortam Mato Grosso do Sul cresceram quase 50% no primeiro semestre de 2025, segundo a Polícia...