quarta-feira, 12/11/2025

Senador Nelsinho Trad propõe reunião no Parlasul

arlamentar de MS quer posicionamento do Brasil e questiona o por quê do Observatório da Democracia não ter sido convocado para acompanhar o processo eleitoral venezuelano.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, afirmou que vai pedir à Mesa Diretora do Parlasul uma reunião sobre suspeitas de irregularidades nas eleições presidenciais da Venezuela, realizadas em 28 de julho de 2024. O próximo encontro do Parlasul está previsto para o dia 19. Nesta quinta-feira (15), a Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal já promoveu audiência pública sobre o processo eleitoral daquele país e o parlamentar sul-mato-grossense cobrou respostas. “Quem não deve não teme, está claro que as atas não vão aparecer. E o Brasil, que tem relações comerciais e emprestou dinheiro para investimentos no país? E agora? Haverá uma medida mais dura com a democracia em cheque? Qual o recado que vamos passar? Volto a perguntar: O Brasil vai tomar uma posição mais firme?”, questionou o senador Nelsinho Trad ao assessor especial para assuntos internacionais do governo, Celso Amorim.

Convocado para prestar esclarecimentos sobre a posição do Brasil em relação à crise política na Venezuela, Amorim disse que o governo brasileiro só vai reconhecer o resultado da votação após a publicação dos documentos que confirmam os totais de votos para cada candidato. “O Brasil não reconhecerá um presidente que não esteja fundado nas atas”, afirmou o diplomata.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, o presidente Nicolás Maduro foi reeleito para um terceiro mandato com 51,95% dos votos. O candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, recebeu 43,18%. A Organização dos Estados Americanos (OEA), os Estados Unidos e a União Europeia não reconhecem o resultado e pedem a divulgação das atas eleitorais.

Ultimato dos senadores de MS

A audiência da CRE foi proposta pela senadora Tereza Cristina (PP/MS) por entender que houve “um quadro absurdamente antidemocrático” na Venezuela. Já o senador Nelsinho Trad trabalha com autoridades internacionais para impedir qualquer irregularidade eleitoral. Segundo ele, causa estranheza que o Observatório da Democracia do nosso Parlamento do Mercosul não tenha sido convidado para acompanhar o processo como já foi antes. “Temos o Observatório da Democracia que funciona, acompanhou dezenas de eleições, mas não foi convidado para acompanhar este processo. Outros tradicionais observadores internacionais, como a OEA e a Fundação Carter, destacaram falhas no processo e suspeitam de irregularidades. Causa estranheza a falta de acesso às atas eleitorais. Como representantes da democracia no Mercosul, apoiamos um ambiente de paz e diálogo,” comentou o senador Nelsinho Trad.

No debate do Parlasul, entre os convidados, estão o embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino, e a líder da oposição na Venezuela, Maria Corina Machado, e o candidato à presidência nas eleições venezuelanas Edmundo Gonzalez. As suspeitas de irregularidades nas eleições venezuelanas têm potencial para impactar significativamente as relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Venezuela. Segundo o senador Nelsinho Trad, é fundamental que “o Parlasul, como órgão representativo, se envolva ativamente no esclarecimento dos fatos, garantindo que o processo eleitoral na Venezuela seja conduzido de forma transparente e justa. Nosso papel é garantir que as informações cheguem de forma clara e que todas as partes envolvidas tenham a oportunidade de se manifestar”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Podcast Na Boca do Povo estreia edição especial do Novembro Azul com informação, música e participação do público

Na terça-feira (4), os estúdios da Revista Boca do Povo foram palco de mais um grande encontro. O episódio #32 do Podcast Na Boca...

TJMS recebe Sandra Artioli como nova desembargadora

Com ampla experiência de 33 anos no Judiciário estadual, Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça de...

Tornado arrasa cidade paranaense e deixa rastro de destruição

Um tornado de intensidade F3 atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, deixando um rastro de destruição e causando a morte...

Vereador Dr. Jamal intensifica ações do Novembro Azul em Campo Grande

O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, e o vereador Dr. Jamal Salem, que também é médico urologista, tem se dedicado...