terça-feira, 22/07/2025

Operação da polícia interdita dois estabelecimentos no Nova Lima por furto de energia

Uma operação policial interditou dois estabelecimentos comerciais na manhã desta quinta-feira (08) no bairro Nova Lima. O proprietário de um estabelecimento foi preso em flagrante por furto de energia elétrica.

Os estabelecimentos investigados estavam com os famosos ‘gatos’ de energia. Ao todo, dois estabelecimentos – uma tabacaria e uma lanchonete foram interditados.

A ação desta quinta-feira foi realizada pela Segunda Delegacia de Polícia Cível em conjunto com a concessionário Energisa.

Os proprietários dos estabelecimentos devem responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.

Além do processo criminal, os proprietários terão que arcar, conforme a regra da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

A energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse tipo de crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia. A operação deve continuar durante o período tarde em outros bairros da capital.

fonte: novalimanews

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PARANAÍBA: Infraestrutura reforçada, ponte do córrego cedro é reformada em São João do Aporé

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realizou a reforma da Ponte do Sr. Neco, sobre o Córrego Cedro, localizada na região de São...

Lula reafirma: “Vamos cobrar imposto das big techs americanas”

Durante discurso no congresso da UNE, em Goiânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não vai ceder à pressão...

Família é localizada após homem ficar internado sem identificação

Após quase um mês de incerteza, a Santa Casa de Campo Grande conseguiu localizar os familiares de um homem que estava internado sem documentos...

Criminosos invadiram o escritório do vereador Flávio Cabo Almi

O escritório de atendimento do vereador Flávio Cabo Almi, no bairro Alves Pereira, foi invadido nesta semana, gerando preocupação na comunidade local. O espaço,...