quinta-feira, 13/11/2025

Começa construção da “nova” Casa Paraguaia de Dourados

Estrutura será totalmente reformulada por meio de um investimento de R$ 1,8 milhão, viabilizado pelo deputado federal Geraldo Resende.

Começaram, na semana passada, as obras de construção da “nova” sede da Associação da Colônia Paraguaia de Dourados, mais conhecida como “Casa Paraguaia”. A empresa construtora já está fazendo as demolições das estruturas (como pisos e paredes) que serão substituídas ou remanejadas para garantir o aumento da área construída.

Segundo o presidente da Casa Paraguaia, Celino Ramos Ximenez, o prazo de construção é de 12 meses e os investimentos, no valor de R$ 1,8 milhão, são oriundos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, articulados pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS).

Esses recursos foram viabilizados pelo parlamentar junto ao então governador Reinaldo Azambuja, ainda no período em que Geraldo Resende era secretário estadual de Saúde. “Participei da inauguração da Casa Paraguaia de Campo Grande, também revitalizada pelo Governo do Estado. Naquela oportunidade, pedi ao governador Reinaldo Azambuja que destinasse a mesma ação para Dourados, e ele prontamente me autorizou a intermediar junto à diretoria da Casa Paraguaia de Dourados, o que fizemos. O resultado é, finalmente, o início das obras”, comemora o parlamentar.

A revitalização

A reforma, ampliação e reestruturação da Casa Paraguaia vai mudar completamente a estrutura que existe por mais de 20 anos, sem nunca ter passado, antes, por obras de melhoria. De acordo com Celino Ximenes, o prédio atual passará por melhorias que irão torná-lo mais moderno, funcional, alegre e convidativo. “Não será somente a fachada que terá um visual completamente novo. Internamente, a estrutura será reformulada para garantir uma maior funcionalidade à nossa Casa. Será um marco histórico e fator de agregação da colônia paraguaia radicada aqui em Dourados”.

Entre as intervenções previstas constam: reforma da cobertura, dos banheiros masculino e feminino, da cozinha, bar e área da churrasqueira envolvendo piso, forro e revestimentos. Também será reformado o camarim e construído um banheiro com implantação de acessibilidade em toda a área.

Estão previstas ainda as seguintes intervenções: fechamento do salão; construção e modernização da fachada; construção de mezanino com área administrativa; construção de acesso com bilheterias; reforma geral de pisos e revestimentos; paisagismo; e implantação de estacionamento.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Cacique Raoni denuncia exploração predatória da Amazônia

Durante a “barqueata” que abriu a programação da Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP30, o cacique Raoni Metuktire criticou projetos de exploração de...

Vereadora Luiza realiza audiência pública sobre moradia indígena e o bem viver na Aldeia Urbana Inamaty Kaxé

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas da Câmara Municipal de Campo Grande, realizou nesta quinta-feira (06) mais uma...

Adelaido Vila e a dupla André & Adriana animam o Podcast Na Boca do Povo

Na terça-feira (11), às 19h30, foi ao ar o episódio nº33 do Podcast Na Boca do Povo, apresentado por Santhiago Filho. A edição impulsionou...

Derrite propõe mudanças em audiências de custódia

O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) defendeu mudanças na condução das audiências de custódia, procedimento que garante que presos em flagrante sejam ouvidos por...