quinta-feira, 13/11/2025

Águas Guariroba apresenta ações voltadas ao meio ambiente e à sociedade em Fórum de Economia Inteligente

Durante o Fórum MS Economia Inteligente, nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo, palestrou sobre “Saneamento Inteligente: Do ESG à prática”.

O Fórum tem como objetivo mostrar os principais impactos ambientais, sociais, econômicos para Mato Grosso do Sul nos próximos anos. A participação da Águas Guariroba foi no sentido de demonstrar como as ações ESG estão ligadas ao seu direcionamento estratégico.

ESG é a sigla em inglês para “ambiental, social e governança”, um conjunto de princípios que mede o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas.

“A Águas Guariroba vem atuando muito forte no tripé ambiental do ESG, uma prova disso é a expansão que está ocorrendo das redes de esgoto na cidade. Do ano passado até o momento nós tivemos 400 quilômetros de rede construída em toda a cidade, isso leva mais saúde e qualidade de vida para a população e acaba despoluindo os nossos córregos”, explicou o gerente.

Outra ação mencionada foi a inciativa da AEGEA, holding da Águas Guariroba, em relação a metas financeiras vinculadas a diversidade. O objetivo é que até 2033 a AEGEA tenha 45% de mulheres em posição de liderança e 25% de lideranças negras. A Águas Guariroba já possui autoridade nessa questão, uma vez que 40% de toda a liderança já é de mulheres e 59% da liderança é de pessoas negras.

Por fim Fernando Garayo comentou sobre a forma que empresas trabalham os seus programas de ESG e os seus segmentos de operação.

“Não é incomum ver várias empresas com ações na área ambiental, social e de governança, mas que não necessariamente estão ligadas à sua área de atuação e aos seus objetivos estratégicos. Então nosso objetivo é mostrar como a Águas Guariroba conseguiu, ao longo dos anos, direcionar seus esforços ESG, mas mantendo um vínculo com sua identidade que é levar água de qualidade e coletar e tratar esgoto para a população”, conclui.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Indígenas invadem Blue Zone da COP30 e provocam confusão

Imagens divulgadas na terça-feira (11) mostram o momento exato em que manifestantes indígenas romperam as portas da Blue Zone da 30ª Conferência das Nações...

SINPOL/MS realiza reunião com filiados em Aquidauana

Encontro fortalece diálogo e aproxima diretoria dos policiais civis do interior O Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol/MS) realizou, nesta quarta-feira...

Quadrilha de furtos em série é desarticulada em Chapadão do Sul

A Delegacia de Chapadão do Sul, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), esclareceu uma série de furtos qualificados ocorridos na madrugada do...

Planurb convoca audiência pública sobre Estudo de Impacto de Vizinhança na Avenida Tamandaré

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), convoca a população para participar da audiência...