O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, obteve, após cinco anos de espera, o credenciamento no Ministério da Saúde em dezembro de 2023 para realizar transplantes de fígado, pela primeira vez no estado.
No ano de 2024, o hospital recebeu a habilitação para realizar o procedimento, graças a uma emenda de R$ 1 milhão do deputado federal Beto Pereira (PSDB), o hospital pôde adquirir equipamentos essenciais, como mesa cirúrgica, instrumental, kit para retirada de órgãos, monitor de débito cardíaco, ultrassom portátil, monitor multiparamétrico, camas cirúrgicas e aspirador de sangue.
O vereador Zé da Farmácia (PSDB), visitou o Hospital do Pênfigo para conhecer a estrutura de transplante de fígado. Durante a visita, ele teve a oportunidade de verificar as instalações, conversar com os profissionais de saúde envolvidos e entender melhor o funcionamento do serviço de transplante. O objetivo da visita é verificar a qualidade do atendimento e as condições oferecidas aos pacientes, além de buscar possíveis melhorias e investimentos necessários para aprimorar o serviço.
“Com certeza esses investimentos ajudaram a melhorar as condições do centro cirúrgico, garantindo mais segurança aos pacientes e reduzindo os riscos de infecções. Além disso, o hospital criou uma ala específica com sala de procedimento e consultórios destinados aos transplantados, proporcionando um ambiente especializado para o pré e pós-operatório dos pacientes.” – aponta o parlamentar.
O Hospital do Pênfigo atende mensalmente cerca de 3 mil pessoas, oferecendo uma ampla gama de especializações que vão desde clínica geral até ortopedia. O diretor do hospital, Everton Martin, e o ortopedista, Dr. Rodrigo Domingos, enfatiza a importância não apenas das cirurgias e do período de recuperação, mas também dos serviços de reabilitação oferecidos pela instituição. “Para manter a excelência nos atendimentos, assim como, reforçar sempre o avanço tecnológico do Hospital, eu como vereador vou confirmar meu compromisso de enviar as emendas impositivas que tenho para esse destino, é um compromisso para o último ano desse meu primeiro mandato” – finaliza o vereador Zé da Farmácia.