terça-feira, 16/09/2025

Boletim Epidemiológico: MS registra 5.049 casos confirmados de dengue em 2024

Mato Grosso do Sul já registrou 13.285 casos prováveis de dengue, sendo 5.049 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 14ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (11). Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 11 estão em investigação.

Conforme registros do período, Coronel Sapucaia lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João, Mundo Novo, Paraíso das Águas, Selvíria, Naviraí, Itaquiraí e Jardim.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, cinco delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 36.408 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.859 casos prováveis, sendo 283 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 13 e semana epidemiológica 14, Juti apresenta alta incidência da doença, seguido por Antônio João, Paraíso das Águas e Jardim.

Evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure a unidade de saúde do seu município.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Terça, 16 de setembro de 2025. Faltam: 90 dias para o Natal. Hoje é Dia caminhoneiro Manchetes do Correio do Estado de hoje: “Plantio da soja começa hoje...

Mara Caseiro avança e já ocupa o 2º lugar na corrida por vaga em Brasília

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) aparece como uma das favoritas para conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026. Pesquisa do Instituto...

Aberto período para contribuições de impacto de vizinhança

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), informa que está aberto o prazo para...

TRAGÉDIA: Libanês comete triplo homicídio em SC e tira a própria vida

Um crime brutal nesta quinta-feira (11) deixou a cidade de Joinville, em Santa Catarina, em choque. O libanês Ramzi Mohsen Hamdar (48) matou a...