quarta-feira, 17/09/2025

AGEPEN investe na modernização das audiências virtuais em presídios

E leva mais segurança à população de MS.

Com o intuito de fortalecer a segurança, reduzir custos, otimizar as operações e promover uma abordagem mais humanizada no cumprimento das penas, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está promovendo a modernização dos serviços de audiências virtuais em parceria com o Poder Judiciário, implementando essas melhorias nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

A agência penitenciária obteve a aprovação, junto à Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), de um projeto apresentado pela instituição visando aprimorar todas as salas de videoaudiências, com um investimento total de mais de R$ 2,14 milhões.

Essa atualização dos recursos reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados e traz benefícios para toda a comunidade, mesmo para aqueles que não estão diretamente envolvidos, conforme ressalta o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.

“São diversos os benefícios, como a agilização dos procedimentos e a redução de despesas para os cofres públicos, ao evitar custos com combustível e veículos para o transporte de detentos, além de aumentar a segurança da sociedade em geral, uma vez que não é necessário remover o custodiado do presídio”.

A renovação dos serviços inclui a substituição de todos os equipamentos utilizados, tais como TVs de 55 polegadas, kits Poly Studio X30, TC8, bem como outros acessórios necessários para a implementação, como racks e sistemas de ar condicionado.

Uma medida adicional importante é a instalação de linhas móveis para os serviços de videoaudiências, possibilitando o contato administrativo entre o policial penal responsável pela área na unidade prisional e a equipe do Judiciário, solucionando assim um problema recorrente de inoperabilidade dos serviços de telefonia fixa devido a vários fatores, como furto de cabos. Para isso, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) está fornecendo aparelhos celulares e linhas funcionais para a Agepen, que também serão aproveitados em outros setores dos estabelecimentos penais.

O aprimoramento do sistema de videoaudiências, conforme destacado por Rodrigo, é apenas um dos muitos avanços que o sistema prisional de Mato Grosso do Sul e sua Polícia Penal estão conquistando, incluindo a aquisição de novas viaturas, armamentos e equipamentos administrativos, como mesas, cadeiras e armários.

A Agepen também está implementando um sistema de biometria e reestruturando 28 salas de cadastramento/identificação de presos em unidades penais de regime fechado, em conformidade com as exigências do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e de outros sistemas e órgãos.

“Além disso, estamos modernizando nosso parque computacional, adquirindo 300 novos microcomputadores para as unidades penais, substituindo assim os equipamentos obsoletos”, enfatiza o diretor-presidente. “Este investimento é crucial para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos”, completa.

Amplo alcance

Atualmente, as videoconferências estão disponíveis em todos os estabelecimentos prisionais do estado. A partir dos presídios de Mato Grosso do Sul, as audiências virtuais são transmitidas para órgãos judiciários em todo o Brasil.

Essa tecnologia é resultado de uma iniciativa conjunta entre o Governo do Estado, por meio da Agepen, e o Tribunal de Justiça. Além das videoaudiências na área de execução penal, também são realizados atendimentos judiciais com outros tribunais, como a Justiça Federal e a do Trabalho.

O sistema de videoconferência tem proporcionado uma agilidade significativa nas audiências, conforme afirma o juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, titular da VEPIn (Vara de Execução Penal do Interior), que realiza, em média, 130 audiências virtuais por mês.

“Processos mais rápidos, respostas judiciais mais ágeis e menor custo para o Estado durante o processo criminal, então só vejo vantagens”, avalia o magistrado. “E aqui no estado, todas as unidades estão equipadas com o sistema de videoaudiências, funcionando de maneira eficiente, o que facilita o processo e agiliza bastante a instrução processual”, elogia o titular da VEPIn.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Fadiga de pilotos é apontada como causa de queda de avião da Voepass

Um relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indica que a fadiga dos pilotos pode ter sido um fator determinante no acidente com...

Sancionada lei de autoria do vereador Ronilço Guerreiro que reconhece 12 feiras livres da Capital como patrimônio cultural

As tradicionais feiras livres de Campo Grande agora estão oficialmente reconhecidas como patrimônio cultural e imaterial de Campo Grande. A conquista foi possível graças...

DOURADOS: Ronda ostensiva motorizada da guarda municipal garante resposta rápida no combate ao crime

Criada em 2018, a Romo (Ronda Ostensiva Motorizada) da Guarda Municipal de Dourados (GMD) vem se consolidando como um dos grupamentos mais estratégicos e...

Projeto do vereador Dr. Victor Rocha institui Medalha Irmã Silvia para saúde

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (16), o Projeto de Resolução nº 598/25, de autoria do vereador Dr. Victor...