quarta-feira, 10/09/2025

Técnica de enfermagem deixa UPA após esperar uma semana por vaga em hospital

Paciente com insuficiência renal grave enfrenta demora de uma semana por internação e corre risco de morte

Juliana Amaral de Almeida, técnica de enfermagem de 31 anos, está internada desde 2 de setembro na UPA Vila Almeida com insuficiência renal aguda em Campo Grande. Apesar do quadro grave e da prioridade máxima para internação, ela espera há uma semana por uma vaga em hospital para tratamento adequado. “Será que não estão vendo que meu caso é grave? Vão esperar meu rim parar para abrir essa vaga?”, questiona Juliana, que já entrou com liminar no Ministério Público sem obter resposta.

Internada inicialmente com suspeita de pneumonia em 20 de agosto, Juliana apresentou melhora, mas retornou com piora e foi diagnosticada com insuficiência renal. Com risco de agravamento e necessidade iminente de hemodiálise, a demora na transferência preocupa. Na madrugada do dia 9, desesperada, Juliana decidiu deixar a UPA e buscar atendimento diretamente em hospital, onde seguia em busca de internação.

Confira a Nota da SESAU.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) negou detalhes do caso com base na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), apesar de a legislação não prever restrição quando há consentimento expresso do paciente. Veja:

A Prefeitura de Campo Grande informa que todos os serviços de consultas, exames e atendimentos prestados à população seguem os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS), que estabelecem critérios de priorização com base em urgência, gravidade e disponibilidade de recursos.

Em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), bem como ao princípio constitucional da inviolabilidade da intimidade e da vida privada, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) não fornece informações individualizadas sobre pacientes à imprensa ou a terceiros, ainda que de forma indireta.

Qualquer informação sobre o estado de saúde, atendimento ou regulação será prestada exclusivamente ao próprio paciente ou à pessoa legalmente responsável, de forma segura e de acordo com os critérios legais vigentes.

A SESAU recomenda que os pacientes acompanhem o andamento de suas demandas por meio da unidade de referência ou pelos canais oficiais de relacionamento com o público:

Ouvidoria SUS: 0800 314 9955 / (67) 3314-9955

Portal da Ouvidoria: https://ouvidor.saude.gov.br/public/form-web/registrar

Central 156

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Delegação de MS cumpre agenda na CBF para colocar o estado no radar da elite do futebol

Uma comitiva de Mato Grosso do Sul cumpriu agenda estratégica e produtiva no Rio de Janeiro, no último dia 04 de setembro, com o...

Golpe certeiro da polícia desarticula tráfico de drogas em MS

A Polícia realizou nesta quarta-feira (03) uma operação que resultou na prisão de três suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas em Rio Brilhante....

Geraldo Resende busca a instalação de um Centro de Oncologia no HU de Dourados.

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) deu mais um passo importante para a saúde pública da região da Grande Dourados. Em reunião nesta terça-feira...

Operação do G.O.I. resulta na prisão de dois condenados com mandados ativos

Na última sexta-feira (5), policiais do G.O.I. prenderam dois foragidos da justiça em Campo Grande. O primeiro de 48 anos, foi detido no bairro...