terça-feira, 10/02/2026

Tarde especial: beneficiárias da Cassems revisitam história de Delinha – a dama do rasqueado

As beneficiárias participantes do projeto “Curadoria de Memórias”, realizado na Clínica da Família da Cassems, tiveram uma tarde de cinema especial: assistiram ao documentário sobre a história de vida de Delinha, uma das vozes da música sertaneja mais famosas de Mato Grosso do Sul e que carrega o título de ser a ‘Dama do rasqueado’ – referência ao gênero musical recorrente no repertório da artista.
 

As beneficiárias participantes do projeto “Curadoria de Memórias”, realizado na Clínica da Família da Cassems, tiveram uma tarde de cinema especial: assistiram ao documentário sobre a história de vida de Delinha, uma das vozes da música sertaneja mais famosas de Mato Grosso do Sul e que carrega o título de ser a ‘Dama do rasqueado’ - referência ao gênero musical recorrente no repertório da artista.

E com uma companhia muito especial, já que puderam conversar com a cineasta e diretora da produção, Marinete Pinheiro, que falou sobre a oportunidade de exibir o documentário, premiado na Mostra Nacional Sesc – em 2017 – e no Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Cinesur) – em 2023 – para as beneficiárias da Cassems que participam do projeto.

“Para mim sempre é muito especial exibir o filme da Delinha, por conta dessa memória afetiva que eu tenho com ela. E exibir para esse público é muito especial, porque são pessoas que acabam se identificando com a história. Então, eu fiquei muito feliz porque eu admiro muito esse projeto  e fico muito feliz de poder vir, né, fazer uma troca e trazer um pouco do meu trabalho e da minha experiência”, reforça.

A beneficiária da Cassems, Silvia Rubyni Vieira, 95 anos, aprovou a tarde especial. “Eu achei uma coisa tão gostosa, tão assim, livre sabe?”, comenta emendando um elogio para a autora do documentário, Marinete, que é formada em cinema pela Direção de Documentário na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/Cuba. “É ótima a menina aí, viu? Além de simpática, ela é eficiente e fez um filme lindo”.

E como quem gosta de prosear, a beneficiária conta que já arriscou uns acordes no violão e que é fã da música sertaneja. Tem ainda outros hobbies como a leitura, filmes. “Eu tenho, assim, uns discos lindos do meu marido. Então, eu ouço, sabe? Eu gosto muito do Milionário e Zé Rico, gosto do Mineiro e Marciano, e gosto de ouvir música sertaneja, música de raiz, além de filmes”, conta.

‘Curadoria de memórias’ – é uma iniciativa voltada para pessoas idosas e com objetivo de ajudar os idosos a terem a possibilidade de ressignificar a complexidade e a compreensão do que é o processo de envelhecimento, por meio da literatura e de outras atividades lúdicas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Suspeito de feminicídio é preso no Assentamento São Joaquim

Polícia Militar Rural detém suspeito de crime contra mulher em Selvíria – MS A Polícia Militar Rural prendeu, no domingo (8), um homem suspeito de...

Aparecida do Taboado encerra participação com atuação digna no 19º Campeonato Regional de Futsal

Os atletas da equipe de futsal de Aparecida do Taboado, contemplados pelo Programa Auxílio-Atleta, entraram em quadra no dia 3 de fevereiro, para disputar...

Dentista gratuito em Mato Grosso do Sul: saiba como acessar esse serviço pelo SUS

Estratégia estadual organiza fluxo que vai da atenção primária à odontologia hospitalar, integrada à política nacional Brasil Sorridente Dor de dente não pode esperar. Uma...

Boletim Epidemiológico: MS registra 42 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 780 casos prováveis de Dengue, sendo 42 casos confirmados, em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente...