quinta-feira, 11/12/2025

Sistema Famasul participa da assinatura entre Governo de MS e Fundecitrus, para impulsionar citricultura

Na tarde da última sexta-feira (12), o diretor-executivo da Famasul e superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, esteve presente na assinatura do termo de cooperação técnica entre o Governo de Mato Grosso do Sul, e o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura de São Paulo), que tem como objetivo impulsionar e promover o desenvolvimento da citricultura no estado.

“Vamos precisar de profissionais qualificados e atualizados para atender a demanda produtiva em Mato Grosso do Sul. O Senar/MS atua fortemente na capacitação, com um vasto portfólio de cursos na citricultura que fortalecem a expertise local. Além disso, temos a Assistência Técnica e Gerencial que prepara o produtor rural para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem no setor citrícola. Estamos muito empolgados com as boas projeções e estamos prontos para contribuir, fazendo a nossa parte”, destacou Galvan.

O termo de cooperação prevê apoio técnico e científico, assim como a execução de programas e projetos ao setor, com intercâmbio de informações, dados técnicos, experiências e mecanismos que visem o desenvolvimento sustentável e econômico das frutas cítricas.

“Desta forma se abre uma nova fronteira de expansão no Mato Grosso do Sul, que vai ter todo o comprometimento e parceria do Governo do Estado, que vai trabalhar para criar um bom ambiente de negócios para citricultura”, afirmou o governador, Eduardo Riedel.

Mato Grosso do Sul conta com uma área de 10.300 hectares de citricultura, com uma previsão de expansão após o anúncio do investimento de R$500 milhões no plantio de 5 mil hectares de laranja pelo grupo Cutrale. Segundo o Governo do Estado, outros produtores de São Paulo já estudam investir em MS.  

Um dos fatores que atraiu grandes players da citricultura do estado vizinho é o controle e legislação de “tolerância zero” para doenças como a greening, que ocorre em escala preocupante no estado de São Paulo.

“A nossa parceria é para transferir todo o nosso conhecimento que a gente adquiriu, com a experiência de enfrentar os nossos problemas em São Paulo. A gente vem de um cenário de doença muito complicado, mas aqui é outro cenário e o objetivo é que tenha um resultado potencializado, para não sofrer aqui, o que ocorreu lá”, afirmou Guilherme Rodrigues, representante da Fundecitrus.  

Também estiveram na assinatura presentes: o secretário da Semadesc, Jaime Verruck e o secretário-executivo da pasta, Rogério Beretta; o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman; o diretor-adjunto da Iagro, Cristiano Moreira; a CEO do grupo Junqueira Rodas, Sarita Junqueira Rodas; e o diretor agrícola da Cutrale, Valdir Guessi.

Crédito: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Camilla Jovê

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

TJMS reforça condenação de Tavares por injúria a Vander Loubet

O TJMS manteve a condenação do vereador Rafael Tavares por ofensas dirigidas ao deputado federal Vander Loubet durante a campanha de 2022. Na ocasião,...

Arrascaeta é eleito craque do Brasileirão 2025

A CBF realizou na noite desta segunda-feira (8) a cerimônia do Prêmio Brasileirão 2025, celebrando os destaques do futebol nacional. Entre os homens, o...

Paciente com hipertensão denuncia descaso na Santa Casa

Maria Rodrigues da Silva (35) internada na Santa Casa de Campo Grande para uma cirurgia no dedo, denunciou descaso por parte da equipe médica...

Di Ferrero, Ana Paula Valadão e Jiraya Uai fazem show em Campo Grande no final do ano

Campo Grande terá shows nacionais durante a programação natalina realizada no mês de dezembro, com apresentações da cantora gospel Ana Paula Valadão e do cantor...