quarta-feira, 10/12/2025

Servidores da Agepen participam de capacitação em Gestão de Convênios para otimização de recursos

Policiais penais responsáveis pela área de projetos, captação de recursos e membros dos Comitês de Aplicação do Modelo de Excelência em Gestão – GESTÃO GOV, da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), participaram nesta quinta-feira (11.4) de uma palestra voltada para a capacitação na área de Gestão de Convênios, com Enfoque Participativo.

Diretor da DAF reforçou que a capacitação possibilita uma melhor prestação de serviços pela Agepen.

Ofertado pela Escolagov (Fundação Escola de Governo), sob coordenação da Espen (Escola Penitenciária), o treinamento teve como objetivo fortalecer os conhecimentos dos profissionais da Agepen, incrementar a captação de recursos financeiros através da otimização do “Portal TRANSFERE GOV”, difundir uma metodologia unificada para o incremento da captação de recursos financeiros e execução, possibilitar a injeção de novos recursos financeiros, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição, bem como sensibilizar sobre a importância do incremento do Modelo de Excelência em Gestão adotado pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

A palestra, ministrada pelo coordenador da Rede + Brasil em MS, Luiz Carlos Morente, abordou temas relacionados com a importância e necessidade da execução da proposta, além de cenários e indicadores econômicos e sociais. Segundo ele, Mato Grosso do Sul ocupa a primeira posição nacional na execução de projetos e convênios com as verbas ofertadas pelo Governo Federal.

O palestrante reforçou que Agepen tem se destacado na captação de recursos, ocupando a quarta colocação no estado no ranking de convênios, obedecendo uma série de critérios como propostas 100% aceitas, execução e recursos arrecadados, entre outros, tendo subido cinco posições neste último ano, além de estar condizente com o plano de Governo.

Também pontuou a necessidade do acompanhamento da evolução dos indicadores dos convênios, bem como explanou sobre o passo a passo da forma de captação e execução, além da importância dos profissionais que estão na ponta, onde os projetos se concretizam e são executados.

Representando a presidência da agência penitenciária no evento, o diretor de Administração e Finanças, policial penal Anderson Pimentel, destacou que a iniciativa visa aprimorar a gestão de convênios e a captação de recursos. “Possibilitando uma melhor prestação de serviços pela Agepen e contribuindo para o desenvolvimento do sistema penitenciário do estado”, disse.

Para o  o chefe do Núcleo de Planejamento, Projetos e Convênios, Eduardo Alexandre de Oliveira Fonseca, um dos policiais penais participantes, a apresentação foi bastante produtiva, pois trouxe informações para otimizar a captação e execução da União. “O foco maior é o quanto a Agepen consegue arrecadar, captar recursos novos do Governo Federal, oriundos de convênios, para atender nossas políticas públicas”, enfatizou, reforçando já são mais de R$ 61 milhões de recursos arrecadados pela agência penitenciária neste último ano.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Vereadora Luiza promove audiência pública sobre o Residencial Athenas II

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta quarta-feira (10) uma audiência pública para discutir a realidade das famílias do Residencial Athenas II, conhecido...

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 14.023 casos prováveis de Dengue, sendo 8.384 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Foragido do PR é preso em MS após quase dois anos de fuga

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prendeu um homem procurado por feminicídio e homicídio cometidos em Floraí, no Paraná. O suspeito, que...

Presidente Papy reconhece dedicação de enfermeira da saúde pública

A saúde pública em Campo Grande enfrenta inúmeros desafios diários. Por isso, o vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, tem...