sexta-feira, 18/07/2025

Saúde Materno-Infantil: Evento de reunião ampliada busca soluções para reduzir a mortalidade evitável em MS

A mortalidade materna, infantil e fetal segue sendo um dos maiores desafios da saúde pública, com impactos diretos nas desigualdades sociais e no acesso aos cuidados médicos. Embora a mortalidade nesses casos seja, na maioria das vezes, evitável, ela funciona como um indicador da eficácia das políticas públicas de saúde. 

Visando diminuir esse problema, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande, em parceria com o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (CMPMMIF) e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), realizará a Reunião Ampliada 2025, que ocorre no dia 19 de fevereiro, no Auditório da Escola de Saúde Pública de MS.

O evento reunirá gestores, profissionais da saúde e representantes de entidades governamentais e não governamentais para debater e propor ações que visem à redução das mortes evitáveis e melhorias na assistência materno-infantil.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca a relevância do evento e da atuação conjunta entre as instituições. “A saúde materno-infantil é uma prioridade para a gestão municipal, e o trabalho do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal é fundamental para promover mudanças significativas. Estamos empenhados em fortalecer o sistema de saúde, garantindo que todas as mulheres e crianças de Campo Grande tenham acesso a uma assistência de qualidade e possam contar com o apoio adequado durante todas as fases da gestação e do parto”.

O evento também contará com a participação do médico Bruno Holsback Uesato, moderador e membro do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, que frisou a importância da união de esforços entre as esferas municipais e estaduais para implementar políticas eficazes de saúde pública. 

“O compromisso em promover ações de prevenção e apoio à saúde materno-infantil é essencial. A troca de experiências durante esse evento contribuirá para reforçar ainda mais os planos de ação a serem aplicados em nosso Estado, com foco na humanização e no fortalecimento da rede de cuidados”, destacou.

A Reunião Ampliada 2025 contará com uma programação que incluirá apresentações sobre as ações realizadas pelo Comitê, análises e recomendações, além de discussões sobre a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para enfrentar a mortalidade materna e infantil. O evento será uma oportunidade para ampliar o diálogo entre os diferentes atores envolvidos, buscando soluções que possam reduzir os índices de mortalidade evitável e melhorar a qualidade do atendimento à saúde das gestantes e crianças.

Além das questões que envolvem a mortalidade, o evento também abordará a importância do planejamento familiar para as mulheres privadas de liberdade e o aprimoramento do atendimento pediátrico, com a implementação de novos protocolos de cuidado. O relatório do Comitê trará também orientações para a capacitação de profissionais de saúde e a melhoria do transporte e fluxo de atendimento, com foco nas mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

O evento é direcionado a gestores da SESAU, SES-MS, diretores hospitalares, representantes do legislativo e judiciário, e outros membros envolvidos no cuidado à saúde materno-infantil.

Serviço:

Reunião Ampliada 2025 – Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal

Data: 19 de fevereiro de 2025 (quarta-feira)

Horário: A partir das 7h50

Local: Auditório da Escola de Saúde Pública do MS, Av. Sen. Filinto Müller, 1480 – Vila Ipiranga, Campo Grande – MS

Programação:

Mesa de Abertura: 7h50

Análises e Recomendações: 8h50

Ações da Assistência à Saúde: 9h45

Encerramento: 11h30

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Barco de pesca irregular é apreendido pelo Ibama em SC

Durante a Operação Mugil, agentes do Ibama interceptaram, na última terça-feira (8), uma embarcação irregular no porto de Itajaí/SC. O barco, usado na pesca...

AGENFA de Rio Brilhante é revitalizada com apoio político

A sede da Agência Fazendária (AGENFA) de Rio Brilhante foi totalmente reformada e entregue à população com estrutura moderna, acessível e mais eficiente. Localizada...

VÍDEO: Fuga alucinante termina com motorista bêbeda presa na Capital

Na noite de domingo (13), uma perseguição policial movimentou as ruas de Campo Grande após um acidente na Avenida Afonso Pena. Uma mulher, com...

STF impõe medidas a Bolsonaro por coação e atentado à soberania

O Ministro do STF Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (18) medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é acusado de coação, obstrução...