Uma pesquisa sobre a credibilidade da mídia no Brasil revelou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável, com 81% dos entrevistados considerando-o uma fonte de informação confiável. O levantamento, realizado pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker, destacou que o rádio supera outros meios tradicionais como TV fechada (75%) e mídia impressa (68%). Segundo Marília Stabile, presidente do conselho da Ponto Map, a confiança se deve ao fato de o rádio ser acessível em qualquer lugar e ideal para consumo simultâneo com outras atividades.
Apesar de sua alta credibilidade, o rádio tem uma taxa de acesso de 47%, inferior à das redes sociais, que são acessadas por 74% da população. No entanto, essas plataformas têm uma confiança de apenas 41%, o que reflete a crescente preocupação com a veracidade das informações circuladas online. A pesquisa também mostrou que os brasileiros priorizam a utilização de fontes confiáveis e conteúdos bem apresentados.
Além disso, a Geração Z, embora conectada, tem se mostrado mais criteriosa ao buscar informações, recorrendo à mídia tradicional para checar fatos. O estudo foi realizado com 2.051 pessoas de todas as regiões do país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.