A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (16), o Projeto de Resolução nº 598/25, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha (PSDB), que institui a Medalha Irmã Silvia Vecellio. A homenagem será concedida anualmente, em outubro, a profissionais da saúde que tenham prestado relevantes serviços à população.
A iniciativa celebra o legado da Irmã Silvia, missionária salesiana que revolucionou o atendimento a pessoas com hanseníase no Hospital São Julião a partir da década de 1960. Com base em critérios de reconhecimento público, a medalha poderá ser entregue a médicos, enfermeiros, técnicos, gestores, agentes comunitários e outros profissionais que atuem com excelência em diversas áreas da saúde.
“A medalha é um gesto de gratidão e inspiração”, afirmou o vereador Dr. Victor Rocha. Irmã Silvia, que completou 94 anos em agosto, foi recentemente homenageada com um documentário e o Prêmio Zilda Arns, reconhecimento nacional por sua dedicação aos mais vulneráveis.
O projeto também foi assinado pelo vereador Dr. Lívio.