Na manhã desta terça-feira (11), o professor de artes cênicas Emy, conhecido também como blogueiro @afro_queer, causou surpresa ao dar uma aula para crianças de 7 anos vestido de drag queen, em uma escola de Campo Grande. A ação, que foi previamente autorizada pela direção da instituição, gerou controvérsias e dividiu opiniões nas redes sociais.
Emy compartilhou o momento em seus perfis sociais, mostrando os bastidores da aula, onde interagia com os alunos enquanto montava seu visual de drag. O vídeo rapidamente viralizou, com muitos elogios à coragem e à abordagem inclusiva do educador, mas também gerando críticas, principalmente de figuras públicas.
O vereador Rafael Tavares, do PL, se manifestou nas redes sociais, prometendo denunciar o professor por supostamente descumprir o código de ética dos servidores públicos municipais. Segundo Tavares, a atitude do docente “desrespeita os valores da família” e é inadequada para crianças tão jovens.
Emy, por outro lado, defende que sua aula buscava trabalhar questões de diversidade, expressão e liberdade, e afirmou estar preparado para eventuais contestações. A direção da escola se posicionou a favor da ação pedagógica, garantindo que a autorização foi dada com o intuito de promover o respeito às diferenças.
Até o fechamento da matéria, a Secretaria Municipal de Educação não havia se pronunciado sobre o caso.