A Polícia Federal deflagrou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão relacionados à disseminação de fake news contra Beto Pereira, candidato a prefeito de Campo Grande pelo PSDB.
Ação deflagrada a partir de uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral e teve como alvos a agência de recrutamento de atores, a TAG ME Mídias, o ator Matheus dos Santos Lopes e o influenciador digital, responsável pelo perfil vinte067 no Instagram, Marcos Antonio Davalo Gimenes.
Durante as buscas, foram apreendidos em 3 endereços computadores, celulares e documentos, com o intuito de identificar os responsáveis e os financiadores dessa campanha de desinformação.
A ação destaca a importância de combater práticas que possam comprometer a integridade das eleições e a transparência no processo democrático. Investigações começaram após indícios de que um sósia do candidato foi contratado para gravar vídeos com declarações falsas, amplamente distribuídos em redes sociais e grupos de WhatsApp.
Essa iniciativa da Justiça e da Polícia Federal é um passo significativo na luta contra a desinformação nas eleições, evidenciando a necessidade de responsabilização e ética nas campanhas eleitorais.
Ordem judicial, assinada pelo desembargador Sideni PImentel.