O Dia de Reis tem este nome porque, segundo a tradição cristã, é a data em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de três reis magos. Assim, o dia 6 de janeiro é um dia de celebração e uma data muito importante no calendário religioso. Dentro de casa, é dia de desmontar a árvore e decoração de Natal, além de fazer orações e um bolinho, o chamado “Bolo de Reis”, simbolizando os presentes dos reis magos que saíram do Oriente para visitar Jesus.
Elizabeth Glisolia Strobel, de 73 anos, moradora do bairro Santo Antônio, em Campo Grande, e inclusive dona de um dos imóveis mais bem decorados da cidade, disse que já está nos preparativos em casa. “Não quis perder a data. Cheguei de viagem hoje e já estou desmontando. Vou fazer um bolinho também. Sempre faço, é tradição”, comentou.
Conforme a aposentada, ao lado do marido, ambos fazem orações também e vão guardando todos os objetos decorativos do Natal. “É engraçado que eu vou guardando as coisas e dizendo: ‘Até o Ano que vem. Agora vão tirar uma longa soneca’. E também vou fazendo o Bolo de Reis”, contou.
Dia de Reis encerra celebrações do Natal
Tradicionalmente, é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal e a árvore, o presépio e os enfeites natalinos são guardados para o próximo ano. Em alguns lugares, no entanto, a comemoração vai além, já que são feitas orações e come-se o Bolo Rei com família e amigos, principalmente em Portugal.
Conforme a tradição, o bolo traz um brinde e uma fava no seu interior. A pessoa que pegar tal fatia é quem oferece o bolo no ano seguinte.
FONTE: midiamax