Na madrugada desta segunda-feira (16), uma mulher foi detida e multada em R$ 9 mil após ser flagrada vendendo crânios de animais silvestres como artesanato na praça municipal de Bonito. A PMA recebeu uma denúncia anônima e, ao chegar ao local, encontrou nove crânios expostos para venda. Ela informou que os itens foram encontrados em suas viagens pelas estradas e rodovias da região e depois decorados para comercialização.
A venda de partes de animais silvestres é considerada uma infração grave pela Lei 9.605/98, que prevê punições para quem comercializa, transporta ou utiliza produtos de fauna sem a devida autorização. No caso, os crânios não foram identificados quanto à espécie, mas, de acordo com a legislação, a multa é de R$ 500 por cada indivíduo de espécie não ameaçada de extinção, com valor dobrado se a infração for cometida com fins lucrativos.
Ainhados à delegacia da Polícia Civil, que dará seguimento às investigações. A PMA destacou a importância da preservação da fauna e reiterou o compromisso com o combate ao tráfico de animais silvestres, pedindo à população que continue denunciando práticas ilegais que possam ameaçar o meio ambiente e a biodiversidade.