segunda-feira, 19/01/2026

Modelo referência, Associação Juliano Varela garante até neuropediatra para famílias atípicas na Capital

A deputada estadual Lia Nogueira foi homenageada neste ano como sócia benemérita da Associação Juliano Varela, em Campo Grande, em reconhecimento ao seu apoio e comprometimento com as ações desenvolvidas pela entidade em prol das pessoas atípicas.

Com uma trajetória marcada pela dedicação ao acolhimento dessa comunidade, a Juliano Varela é referência no atendimento especializado e humanizado. A instituição oferece suporte educacional, terapêutico e clínico a crianças, adolescentes e adultos, promovendo qualidade de vida e inclusão social.

Um dos grandes diferenciais da Associação é seu modelo de gestão eficiente, que permite oferecer até consultas com neuropediatra gratuitas para a população, a um custo de R$150,00 para os cofres da entidade. Além disso, a diretoria ainda mantém em sua equipe multiprofissional especialistas como psiquiatras, pediatras e terapeutas ocupacionais, fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar dos atendidos.

Sensível às necessidades da entidade, a deputada Lia Nogueira destinou, em 2024, uma emenda parlamentar de R$ 50 mil, valor utilizado na contratação de psiquiatra, garantindo a realização de 334 consultas para as crianças acolhidas pela associação.

O investimento permitiu ampliar o acesso ao diagnóstico e ao acompanhamento adequado para diversas condições neuropsiquiátricas, muitas vezes enfrentadas com dificuldade pelas famílias.

No ano anterior, outra emenda parlamentar no mesmo valor garantiu a realização do projeto experimental Mão Na Massa, levando ações de culinária para as rotinas de desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos.

“Reconhecer o trabalho da Juliano Varela é uma questão de justiça. O que eles fazem muda vidas, e como mãe atípica, eu sei o quanto esse cuidado faz diferença. Meu sonho era que em cada município pudéssemos ver uma sementinha da Juliano Varela frutificando”, destacou Lia durante a solenidade de homenagem.

A deputada também confirmou que novos recursos serão destinados ainda este ano para fortalecer a estrutura de atendimento da instituição, reafirmando seu compromisso com a causa das famílias atípicas e a promoção de políticas públicas inclusivas e acessíveis.

A Associação Juliano Varela segue sendo exemplo de acolhimento, inovação e gestão responsável, impactando positivamente centenas de famílias sul-mato-grossenses e se consolidando como uma rede de apoio essencial no cuidado de quem mais precisa.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Adolescente de 14 anos dirige van em alta velocidade e causa 12 mortes

Um adolescente de 14 anos conduzia uma van na Rodovia Bioceânica, na fronteira com Mato Grosso do Sul, quando perdeu o controle do veículo,...

FMAP realiza vistoria em ferro-velho após incêndio em Corumbá

A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), vinculada à Prefeitura de Corumbá, realizou na sexta-feira (9) vistoria em um ferro-velho no bairro Nossa...

Arara-canindé vira sensação ao acompanhar ciclistas no interior de SP

O encontro inusitado entre uma arara-canindé e um grupo de ciclistas em Guarapuã, distrito de Dois Córregos, no interior de São Paulo, chamou a...

Mulher salva homem de afogamento em córrego de Nova Andradina

Um homem de 45 anos foi salvo de um afogamento no Córrego do Baile, na região da rodovia MS-473, em Nova Andradina, a 298...