quarta-feira, 2/04/2025

Gratuidade para conta de acesso ao Bolsa Família é garantida

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atribuiu à Caixa Econômica Federal, agente operador do Bolsa Família, a responsabilidade por garantir a gratuidade na abertura e manutenção de conta para acesso ao benefício. A medida garante o fornecimento de cartão bancário, consulta a saldos e extratos e acesso aos saques.

As ações de inclusão bancária fazem parte nas novas regras para a administração de pagamento e de cartões do Bolsa Família, publicadas na terça-feira (2) no Diário Oficial da União. Onde também foram estabelecidas as práticas proibidas na relação com os beneficiários, como imposição ou indução de compra de serviços ou produtos bancários que condicionem ou sejam vinculados ao recebimento do Bolsa Família.

Além de manter uma rede de canais de pagamento compatível com as necessidades do Bolsa Família também é atribuída à Caixa a definição anual do calendário de pagamentos.

A publicação trata das atribuições de outros atores envolvidos na administração e pagamento do benefício, como o próprio MDS, que além de estabelecer normas complementares ao programa também tem a responsabilidade de orientar estados e municípios, além de promover a articulação entre os entes participantes do Bolsa Família.

Calamidade pública

Agentes estaduais e municipais dividem a responsabilidade pela garantia na entrega de cartões do programa e no pagamento de benefícios, para que o Bolsa Família seja acessado, mesmo em situações de emergência ou calamidade pública. Nesses casos, foram acordadas medidas com a Caixa Econômica para flexibilização do calendário de pagamento e prorrogação de prazos para atualização cadastral.

As ouvidorias da Caixa e do MDS foram estabelecidas como canais para reclamações e denúncias de irregularidades sobre as novas regras.

*EBC

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

‘Estudantes no Controle’ incentiva protagonismo estudantil e cidadania ativa em Mato Grosso do Sul

O projeto 'Estudantes no Controle', promovido pela CGE/MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) em parceria com a SED (Secretaria de Estado...

Análise SWOT é aplicada na formação continuada para profissionais da educação

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (26), uma formação continuada com foco na...

TRÊS LAGOAS: Campeões do tênis de mesa são definidos nos jogos escolares três-lagoenses (JETs) 2025

O Ginásio Poliesportivo Eduardo Milanez foi palco das disputas de Tênis de Mesa Jogos Escolares Três-lagoenses (JETs), na terça-feira, dia 25 de março. O...

Vereador Carlão destina R$ 300 mil a 20 entidades em Campo Grande

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) destinou R$ 300 mil em recursos para 20 entidades de saúde e assistência social de Campo Grande,...