Governo do Estado e União atuam em parceria para gestão de prédios e áreas públicas

O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, se reuniu na quarta-feira (6), na Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, com o superintendente Tiago Botelho. Na pauta, o alinhamento de estratégias para a gestão, doação e cedência de prédios e áreas públicas da União no território de Mato Grosso do Sul.

Também participaram da agenda o secretário-adjunto de Estado de Administração, Daynler Leonel, a superintendente de Patrimônio, Gestão Documental e Frotas da SAD, Cárita Marilhants, e a coordenadora da SUP/MS Josiane Barbosa.

Na oportunidade, foram tratados assuntos como o levantamento de 17 áreas e edificações da União localizadas em diversos municípios do Estado, que estão em processo de doação, cedência ou anuência para a administração estadual. Frederico Felini destacou a importância de manter a colaboração na gestão do patrimônio público.

“Colocamos a estrutura da SAD à disposição para trabalhar em conjunto com a Superintendência e fazer a interlocução com os demais órgãos do governo do Estado. Acreditamos que a aproximação dos entes federativos é muito importante para encontrar soluções de uso e conservação do patrimônio público, a fim de apoiar as gestões municipais e promover o desenvolvimento em todo o Estado, com a entrega de valor social à utilização de prédios públicos”, afirma Felini.

As ações visam melhorar o uso, conservação, viabilizar a construção de novos prédios que podem ampliar a oferta de serviços e a promoção de políticas públicas importantes para a população, nas áreas de habitação, segurança, saúde, turismo e infraestrutura.

Para Cárita Marilhants, a gestão integrada com a SUP/MS traz agilidade nos processos de identificação e regularização do patrimônio público em MS. “Na SAD, estamos trabalhando com o censo imobiliário do Estado e dos prédios que estão cedidos pela União. Agora, essa aproximação com a Superintendência do Patrimônio da União otimiza os processos e melhora a gestão desse patrimônio, seja para a utilização do Estado ou apoio aos municípios”, detalha.

O superintendente Tiago Botelho afirmou que a atual política da União é dar celeridade e transparência aos processos de doação de prédios e áreas públicas que já estão em uso dos Estados e apoiar a gestão dos municípios. “O interesse da Superintendência é criar as condições para que o patrimônio público esteja plenamente à disposição do Estado de Mato Grosso do Sul e dos municípios para melhor gestão, uso e conservação dos prédios e áreas públicas. Essa atuação conjunta com a SAD é muito importante para a transversalidade em toda a estrutura do governo e interlocução com as prefeituras”, pontua Botelho.

A partir desse alinhamento, a expectativa de governo do Estado e da União é promover a celeridade na identificação e regularizações, apoiando o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com a disponibilização adequada do patrimônio para a ocupação democrática de prédios e a construção de novos espaços de atendimento às demandas sociais, culturais e de infraestrutura de prestação de serviços e promoção de políticas públicas à população sul-mato-grossense.

“O intuito do governo do Estado é aumentar a democratização do uso dos prédios públicos em Mato Grosso do Sul e, nesse sentido, buscamos esse estreitamento de relações institucionais e ações conjuntas entre a SAD e a Superintendência do Patrimônio da União”, conclui Felini.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Ferrugem é a grande atração do São João de Ladário e promete noite histórica nesta terça-feira

Cantor sobe ao palco à meia-noite na Avenida 14 de Março; expectativa é de recorde de público e forte movimentação da economia local A segunda...

Programa de incentivo à qualificação transforma carreira e amplia perspectivas profissionais 

A necessidade de ampliar a capacidade de atendimento da empresa e a busca por novos rumos profissionais levaram Adenilza Ribeiro, de 41 anos, a...

Suspeito de furto morre após imobilização em condomínio na Mata do Jacinto

Corpo foi encaminhado ao IMOL para identificação e exame de causa da morte Um homem ainda não identificado morreu na manhã desta sexta-feira (19) em...

Ovelha dá à luz trigêmeos em fazenda de Santa Catarina

Parto raro de cordeiros chama atenção em propriedade rural Uma ovelha da raça East Friesian deu à luz três cordeiros, sendo um macho e duas...