domingo, 15/02/2026

GEPAR promove encontro para professores da rede municipal.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de março, o primeiro encontro do Grupo de Estudos de Professores Alfabetizadores da Reme (GEPAR), em parceria com a Unigran Capital.

O objetivo do GEPAR é aprofundar estudos sobre as bases teóricas que orientam o processo de alfabetização e letramento, além de fortalecer as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores alfabetizadores de 1º e 2º ano.

Para Janaína Medeiros da Cunha, técnica da Defem, “este ano, o GEPAR está realizando a divisão dos encontros por ano letivo, para atender às especificidades de cada turma. Isso permitirá que os professores do primeiro ano trabalhem temas específicos, como planilhas e materiais, enquanto os do segundo ano se concentrarão em habilidades como produção de texto e escrita.”

A técnica também destaca a grande adesão ao evento, com cerca de 350 professoras inscritas. “Hoje, estamos recebendo cerca de 150 professoras, entre os períodos da manhã, tarde e noite”, informou.

Os temas que serão abordados estão relacionados com o processo de alfabetização e letramento, permeando os conhecimentos e habilidades dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Cristiane Falcão, coordenadora da Escola Municipal João Nepomuceno, que trabalha com as turmas de 1º e 2º ano, destacou a importância do Grupo de Estudos de Professores Alfabetizadores da Reme (GEPAR). “Esse é um momento que as professoras trocam experiências, principalmente para os professoras que estão começando agora, elas têm a oportunidade de esclarecer as dúvidas, de aprender com as mais experientes e realmente ter aquela troca que enriquece a prática pedagógica para a melhoria do aprendizado dos nossos alunos.”

A perspectiva das ações e atividades sugeridas pelo GEPAR será orientada pelo aprimoramento, compartilhamento e valorização dos saberes docentes desenvolvidos nas unidades escolares vinculadas à SEMED.

O evento está acontecendo nas salas da Unigran Capital, localizada na Rua Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro, Campo Grande – MS. No dia 12 de março, o estudo do período noturno será realizado excepcionalmente no Centro de Formação – CEFOR/SEMED, e será mediado por Adalgisa de Oliveira, Amanda Czernisz Barbosa, Janaína Medeiros da Cunha Garcia, Marli de Oliveira Orlando Bassotto, Felipe Vieira Gimenez e Thalita Soares Silva Belmontt.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra imagem de livros. A imagem interna mostra os professores e a próxima foto é de Cristiane. Abaixo existe a galeria de imagens.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Tele-eletrocardiograma agiliza diagnóstico e ajuda a prevenir infartos em Mato Grosso do Sul

O Tele-ECG (tele-eletrocardiograma) tem ampliado a rapidez no diagnóstico de alterações cardíacas e apoiado intervenções precoces na rede pública de saúde de MS De janeiro a...

Ainda sem avanço, Zeca volta a cobrar regulamentação do Selo da Agricultura Familiar em MS

O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimento em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), solicitando novamente a...

Compliance da SES incorpora mapeamento de riscos às decisões estratégicas da Saúde

 Iniciado em 2024, programa orienta planejamento, execução e revisão de políticas públicas, com análise contínua de riscos e adoção de normas de integridade e...

Pistoleira é presa após atirar em casa e ficar nua na viatura policial

Suspeita de 44 anos dispara contra residência e recebe atendimento médico antes de ser levada à delegacia Uma mulher de 44 anos foi presa em...