domingo, 9/11/2025

GAECO/MPMS deflagra a Operação “Last Chat” contra organização criminosa

GAECO/MPMS deflagra a Operação “Last Chat” um desmembramento da Operação Courrier, para cumprimento de 55 mandados judiciais, prisão preventiva e busca e apreensão em Campo Grande/MS, Ponta Porã/MS, São Paulo/SP e Fortaleza/CE.

A ação tem por finalidade desmantelar uma organização criminosa que opera no tráfico de drogas em 5 Estados da Federação desde o interior dos presídios, contando com uma rede sofisticada de distribuição e vários integrantes e apoiadores já identificados aproximadamente 40, entre os quais policial militar, servidor público municipal e 3 advogados.

A organização criminosa atua também no comércio ilegal de armas de grosso calibre como fuzis e submetralhadoras. Além de granadas, munições, acessórios e outros materiais bélicos de uso restrito, bem como na lavagem do dinheiro relacionado aos crimes, para a qual se utiliza de diferentes métodos, como a constituição de empresa fictícia, uso de contas bancárias de terceiros, aquisição de veículos de alto valor econômico em nome de terceiros entre outros.

As atividades do grupo criminoso são coordenadas por Rafael da Silva Lemos vulgo “Gazela” ou “Patrão”, contra quem pesam condenações criminais que somam mais de 49 anos de prisão.

Para liderar organização criminosa de dentro do sistema carcerário utilizava ilegalmente celulares, ora de entrevistas reservadas com advogados que se prestavam a repassar aos criminosos informações aos integrantes do grupo.

As investigações se iniciaram após a apreensão de um celular de uma advogada durante a Operação Courrier. A partir daí foi possível identificar mais de 4 toneladas de maconha, mais de 3 mil comprimidos de ecstasy, centenas de munições e carregadores de fuzil de calibre 762 e pistolas cal. 9mm, pertencentes à organização criminosa, apreendidos em ações policiais. Segundo o GAECO, as apreensões geraram um prejuízo ao crime organizado superior a R$ 9 milhões.

NOME DA OPERAÇÃO

Last Chat (tradução livre: último bate-papo) alude ao esperado encerramento do contato até então mantido entre os integrantes presos e o mundo externo, por efeito da Operação.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Câmara aprova reconhecimento unânime ao criador da Turma da Mônica

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na quarta-feira (5), o projeto de lei que reconhece a obra de Maurício de Sousa como patrimônio...

Polícia prende suspeito de morte de adolescente na Vila Nhanhá

A Polícia Civil prendeu, na tarde desta segunda-feira (3), um jovem de 23 anos suspeito de envolvimento na morte de um adolescente de 15...

Jamilson Name solicita reforma e alargamento de pontes na MS-270, em Antônio João

Indicação busca melhorias estruturais entre Cabeceira do Apa e Boqueirão O deputado estadual Jamilson Name (PSDB) apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a reforma...

Mulheres na sustentabilidade e mulheres que brilham marcam dias históricos em MS

CAMPO GRANDE, MS – O calendário de eventos de Mato Grosso do Sul ganha destaque nacional com a realização de dois dias de celebração do...