Uma missão técnica dos Estados Unidos desembarca em Brasília no início de maio para auditar o sistema brasileiro de inspeção de carnes bovina e suína. A visita, liderada pelo Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos (FSIS), do Departamento de Agricultura dos EUA, ocorre entre os dias 5 e 16 e tem como objetivo verificar se o Brasil mantém os padrões sanitários exigidos para exportação aos americanos.
A auditoria incluirá visitas a frigoríficos, unidades do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA) e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo carta obtida pelo Estadão, os EUA querem assegurar que os produtos exportados sejam seguros, íntegros e corretamente rotulados.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, afirmou que a auditoria é de rotina e ocorre a cada dois anos. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) também reforçou o caráter técnico da missão e destacou a transparência do setor.
Atualmente, 55 frigoríficos brasileiros estão habilitados a exportar carne bovina para os EUA. A reunião final da auditoria está prevista para o dia 22 de maio, de forma remota.