sexta-feira, 12/12/2025

Dr. Victor Rocha destaca a importância da saúde da mulher e do aleitamento materno no lançamento do XVII ENAM e VII ENCS

O vereador Dr. Victor Rocha, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, participou nesta quarta-feira (20) do lançamento do XVII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e do VII Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENCS). O evento, realizado no Auditório do Bioparque Pantanal, reuniu especialistas, gestores e profissionais de saúde para discutir estratégias e políticas públicas voltadas à saúde materno-infantil.

**Fortalecimento das políticas de saúde materno-infantil** – Durante a abertura, Dr. Victor Rocha ressaltou a necessidade de fortalecer políticas públicas que garantam o direito à amamentação e à nutrição adequada na primeira infância.
“Investir na saúde materno-infantil é garantir um futuro mais saudável para nossas crianças. O aleitamento materno e a alimentação complementar adequada são fundamentais para o desenvolvimento infantil, reduzindo riscos de doenças e fortalecendo a imunidade. Precisamos ampliar a rede de apoio às mães e capacitar os profissionais de saúde para orientar e acolher as famílias nesse processo”, destacou o vereador.

**Saúde da mulher: um alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama**
Dr. Victor Rocha, que tem um histórico de atuação voltado à saúde da mulher, reforçou que o cuidado com as mães é essencial para garantir que os bebês tenham um desenvolvimento saudável. Ele também alertou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, mesmo em mulheres jovens, destacando um caso que atendeu na Casa Rosa.

“Na Casa Rosa, tivemos o caso de uma jovem de 23 anos que foi diagnosticada com câncer de mama enquanto amamentava seu bebê de apenas 4 meses. A descoberta precoce foi essencial para iniciar o tratamento e garantir que ela tivesse mais chances de cura. Esse é um exemplo real de como o acompanhamento da saúde materna é indispensável. Precisamos garantir que todas as mulheres tenham acesso a exames e tratamentos o mais rápido possível”, enfatizou Dr. Victor Rocha.

O vereador reforçou que muitas mulheres desconhecem os riscos do câncer de mama na juventude e, por isso, é essencial ampliar as campanhas de conscientização e os serviços de diagnóstico para todas as idades.

Com sua atuação à frente da Comissão de Saúde da Câmara, Dr. Victor Rocha reforçou o compromisso de trabalhar por políticas públicas que garantam a proteção à infância e o acesso das mães a serviços de saúde de qualidade.
“Nosso papel é garantir que essas ações saiam do papel e se transformem em benefícios reais para a população. O apoio à amamentação e à alimentação saudável deve ser uma prioridade do poder público, das instituições e de toda a sociedade”, concluiu o vereador.

O evento é uma parceria da IBFAN-Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e de diversas instituições comprometidas com a saúde de mães e crianças, o encontro destaca a importância da promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável nos primeiros anos de vida.

 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Marido é preso acusado de jogar a esposa do 10º andar

Alex Leandro Bispo dos Santos (40) foi preso nesta terça-feira (9), suspeito de agredir e jogar a esposa Maria Katiane da Silva (25) do...

Defensoria Pública alerta para colapso na saúde de Campo Grande

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul alerta para um colapso iminente na saúde de Campo Grande. Segundo a coordenadora do Núcleo de...

RIBAS DO RIO PARDO: Prefeitura abre aquisição de camarotes individuais para os grandes shows do Natal de Cores Luzes dos Ipês

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo informa que estão abertas as aquisições de camarotes individuais para os shows do Natal de Cores Luzes...

Beto Pereira destaca avanços da CPMI do INSS

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) avaliou positivamente o trabalho da CPMI do INSS, que investiga fraudes de mais de R$ 6,3 bilhões no...