terça-feira, 20/01/2026

Diante do registro de casos respiratórios, SAMU antecipa capacitação para emergências pediátricas

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou nesta quarta-feira (14) e segue nesta quinta-feira (15), capacitação intensiva para as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com foco no atendimento a emergências pediátricas. A formação, que integra o cronograma anual de recertificação dos servidores, foi antecipada como resposta ao cenário de emergência em saúde pública decretado no município, devido ao aumento significativo de casos graves de síndromes respiratórias em crianças.

Coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, o treinamento reúne médicos e enfermeiros das equipes de suporte avançado em uma programação teórico-prática. A coordenadora do SAMU, médica Isabela Mendonça, explica que o objetivo é reforçar a qualificação dos profissionais para situações de alta complexidade envolvendo pacientes pediátricos.

“O tema já fazia parte do nosso cronograma, mas diante do aumento expressivo no número de casos em crianças, antecipamos o conteúdo para este momento. Estamos focando especialmente em intubação, uso de drogas vasoativas e reanimação em pediatria, com base nos protocolos mais atualizados”, detalha.

As atividades incluem três cenários de simulação realística: parada cardiorrespiratória pediátrica, manejo de via aérea difícil e estabilização de paciente em choque séptico. As equipes treinam em turmas reduzidas para garantir a qualidade do aprendizado e, ao mesmo tempo, manter o serviço em pleno funcionamento.

Com 260 profissionais, o SAMU de Campo Grande realiza a recertificação obrigatória a cada dois anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. A formação inclui todos os servidores do serviço, de acordo com o cronograma do NEP , que participam de treinamentos voltados à segurança das cenas, transporte de pacientes, uso correto dos equipamentos e participação em manobras de reanimação.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a importância da iniciativa e do preparo técnico diante da atual demanda da rede. “Neste momento em que enfrentamos um aumento expressivo dos casos de síndromes respiratórias em crianças, é fundamental que nossas equipes estejam preparadas para agir com agilidade e segurança. A antecipação dessa capacitação do SAMU demonstra o compromisso da Prefeitura de Campo Grande e da SESAU com a qualidade do atendimento prestado à nossa população. Estamos cuidando da rede, mas também cuidando de quem cuida. Investir na qualificação dos nossos profissionais é salvar vidas. Agradeço a todos os envolvidos — médicos, enfermeiros, condutores e toda a equipe do SAMU — pelo empenho e pela dedicação diária em proteger a saúde dos campo-grandenses.”

A capacitação segue até o fim da semana e integra o conjunto de ações da SESAU para enfrentar a atual situação epidemiológica, que inclui ainda ampliação de leitos, reorganização da rede de atendimento e fortalecimento das equipes da atenção primária e de urgência e emergência.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Palmeiras avalia contratação de volante, mas Abel protege Luis Pacheco

Cria da base do Palmeiras, Luis Pacheco tem aproveitado as oportunidades nesta temporada e chamou atenção na vitória sobre o Santos, quando entrou no...

Morte de 48 vacas em propriedade do RS gera prejuízo de R$ 600 mil

Autoridades agropecuárias do Rio Grande do Sul investigam a morte de 48 vacas em lactação em uma propriedade rural de Novo Xingu, no norte...

Mulher perde o controle em shopping e agride policial

Uma mulher de 21 anos foi detida após uma série de atitudes consideradas fora de controle em um shopping da Avenida Afonso Pena, no...

Entre memória e novos começos: hotel histórico gera empregos e se prepara para reabrir as portas

Depois de mais de duas décadas de portas fechadas, um dos prédios mais emblemáticos de Campo Grande volta a pulsar vida, histórias e oportunidades....