sábado, 15/11/2025

Desenvolve Dourados em Ação chega à Reserva Indígena em parceria com a Justiça Itinerante

O Desenvolve Dourados em Ação chegou na Reserva Indígena de Dourados na manhã desta quinta-feira (8/2), como parte da programação do evento “Justiça Itinerante”. Realizado na Escola Guateka Marçal de Souza, na Aldeia Jaguapiru, em Dourados.

Com apoio da Prefeitura de Dourados, a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, em conjunto com diversas instituições públicas, realiza a ação que teve início no dia 5 e segue até o dia 9 de fevereiro, enquanto o Desenvolve Dourados em Ação segue nos dias 8 e 9 das 8h às 16h.

“Essa é um trabalho especial dentro da Reserva Indígina. Além do nosso Desenvolve Dourados em Ação, com os serviços que já realizamos normalmente, estamos dando todo apoio necessário à Justiça Itinerante e com o transporte dos indígenas até a escola Guateka”, Everson Cordeiro, um dos coordenadores do Desenvolve Dourados em Ação (DDA).

Dentro das ações do DDA estão a vacinação contra a Dengue; exames clínicos; atendimento odontológico com o Odontomóvel; doação de mudas frutíferas; atualização do CadÚnico; recreação para as crianças e vacinação antirrábica para cachorros e gatos.

Apesar de acontecer na Reserva Indígena, a ação é aberta para toda a cidade, onde ainda serão realizados o atendimento judicial e outros serviços governamentais gratuitos, resolução de problemas judiciais, extrajudiciais e documentais, de forma fácil e rápida.

Entre os serviços disponíveis estão: orientação sobre benefícios previdenciários, concessão de aposentadorias, auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial, pensão por morte; expedição de certidões de nascimento, casamento e óbito, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), título de eleitor e carteira de identidade; cobrança; Carreta Odontológica e Carreta do Hospital do Amor, que oferece exames gratuitos.

Na ocasião, também serão atendidas demandas relacionadas ao direito de família, como alimentos, divórcio, DNA, guarda, reconhecimento ou dissolução de união estável, conversão em casamento e reconhecimento espontâneo de paternidade e palestras sobre os temas “Abuso sexual”, “Violência contra mulher” e “Gravidez na adolescência”.
Parceira no projeto, a Prefeitura de Dourados vai fazer o transporte da população das Aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho para o local dos serviços.

SERVIÇO
Juizado Especial Federal Itinerante Indígena
Data: 5 a 9 de fevereiro
Desenvolve Dourados em Ação
Data: 8 e 9 de fevereiro
Horário: das 8h às 16h
Local: Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka Marçal de Souza, Aldeia Jaguapiru, Reserva Indígena de Dourados

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

CRA anuncia novo treinador estreante no MS para temporada 2026

O Clube de Regatas Aquidauana (CRA) anunciou oficialmente a contratação de Renan Martins como novo treinador para a Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026.Com...

Deputados aprovam projeto de Mara Caseiro que cria dia de reflexão sobre feminicídio

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (11), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 141/2025,...

Pastor morre em acidente de moto em Aquidauana

Um pastor morreu na noite desta quinta-feira (14) após colidir sua moto contra dois veículos na Rua Francisco Pereira Alves, em Aquidauana. O piloto...

Tornado arrasa cidade paranaense e deixa rastro de destruição

Um tornado de intensidade F3 atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, deixando um rastro de destruição e causando a morte...